Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lula prestou os pêsames a Gilberto Gil pela morte da filha Preta Gil | Reprodução
O presidente Lula (PT) lamentou a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20/7). Ela estava em tratamento contra o câncer em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O pai da artista, Gilberto Gil, foi ministro da Cultura do petista entre 2003 e 2008. Ele ligou para Gil após receber a notícia para prestar os pêsames.
No comunicado, Lula chamou Preta de "talentosa e batalhadora" e que conseguiu espalhar alegria de viver mesmo durante os momentos duros do tratamento.
"Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta", disse ainda o presidente, que afirmou estar "profundamente triste" com a morte da artista.
Continua depois da publicidade
Leia a íntegra da manifestação de Lula:
"Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.
Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta.
Continua depois da publicidade
Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor.
À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso.
Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam."
Continua depois da publicidade
Preta Gil, que morreu neste domingo, enfrentava um tratamento contra o câncer e, segundo apuração da coluna Fábia Oliveira, teve uma piora significativa no quadro de saúde desde a última quarta-feira (16/7).
Durante uma sessão de quimioterapia, Preta se sentiu mal e os médicos constataram que a doença havia se espalhado. A informação também foi confirmada pela equipe da artista.
A família da cantora se pronunciou oficialmente, e disse que prepara a repatriação do corpo para o Brasil.
Continua depois da publicidade
Ela foi diagnosticada com um câncer no intestino em janeiro de 2023, após ficar internada seis dias na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.
A cantora anunciou em janeiro do ano passado que estava curada. No entanto, ela revelou que o câncer voltou em agosto, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.
Na época, a doença estava em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Continua depois da publicidade
Em uma entrevista, ela ainda compartilhou que a doença mudou sua relação com a morte.
"[O câncer] mudou, sim, minha percepção da morte. Não tira mais meu sono. Eu me cuido para que tenha uma vida longeva, até quando Deus quiser", comentou a artista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade