A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 01 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lula rara nunca vista antes choca cientistas ao aparecer pela 1ª vez; vídeo

Animal identificado como 'Gonatus antarcticus' nunca havia sido visto em movimento

Hebert Dabanovich

15/06/2025 às 19:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Equipe usou veículo subaquático operado por controle remoto para alcançar 2.152 metros de profundidade

Equipe usou veículo subaquático operado por controle remoto para alcançar 2.152 metros de profundidade | ROV SuBastian/Schmidt Ocean Institute

Uma espécie de lula das profundezas foi registrada viva pela primeira vez por pesquisadores no Oceano Antártico.

Continua depois da publicidade

O animal, identificado como “Gonatus antarcticus”, nunca havia sido visto em movimento. Até então, sua existência era conhecida somente por restos encontrados em redes de pesca ou no estômago de outros animais.

O registro ocorreu na noite de Natal de 2024, durante uma expedição no Mar de Weddell. A equipe utilizou um veículo subaquático operado remotamente para alcançar 2.152 metros de profundidade.

A missão fazia parte de um projeto do Schmidt Ocean Institute que explorava regiões do fundo do mar com profundidade de até quatro mil metros.

Continua depois da publicidade

Segundo a National Geographic, é a primeira vez que um exemplar de Gonatus antarcticus é filmado vivo. A confirmação foi feita por Kat Bolstad, pesquisadora da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, conforme informações do portal CNN.

Com cerca de 90 centímetros de comprimento, o animal foi observado em atividade. A equipe identificou marcas como cicatrizes e arranhões recentes na lula, mas não foi possível determinar seu sexo ou idade.

Um detalhe chamou a atenção: a lula possuía um gancho em cada uma das pontas dos dois tentáculos mais longos. De acordo com o pesquisador Alex Hayward, da Universidade de Exeter, os ganchos podem servir para segurar presas durante ataques.

Continua depois da publicidade

Aparições raras

Em abril deste ano, uma lula-colossal foi filmada também pela primeira vez em seu habita natural, livre na natureza.

A filmagem ocorreu perto das Ilhas Sandwich do Sul, no Oceano Atlântico Sul, durante uma expedição do Schmidt Ocean Institute.

A lula juvenil, com cerca de 30 centímetros de comprimento, foi registrada a 600 metros de profundidade pelo veículo subaquático operado remotamente SuBastian.

Continua depois da publicidade

Até então, lulas-colossais só haviam sido observadas mortas, encontradas em estômagos de baleias e aves marinhas ou capturadas em redes de pesca.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados