O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, e sua mulher, Cilia Flores, chegaram a Nova York neste sábado (3/1), após serem capturados por militares dos Estados Unidos durante a madrugada em Caracas.
O líder sul-americano deverá ser julgado pelo governo Donald Trump por crimes como narcoterrorismo, tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
Em imagens de emissoras norte-americanas, Maduro aparece caminhando de forma lenta ao chegar àquele país, aparentemente algemado nas mãos e nos pés. Há dezenas de agentes em volta dele.
Mais cedo, Trump afirmou, em entrevista coletiva, que assistiu ao vivo à captura de Maduro, transmitida por agentes que participaram da missão em Caracas.
“Foi como ver um programa televisivo”, afirmou.
O presidente norte-americano declarou ainda que o ataque estava previsto para ocorrer quatro dias atrás, mas foi adiado por causa de condições climáticas.
Ele também disse que os Estados Unidos irão administrar a Venezuela até a transição do governo. Ressaltou, ainda, que controlará as reservas de petróleo do país, que são as maiores do mundo.
Segundo o The New York Times, a ação no país sul-americano terminou com 40 pessoas mortas.
