Maior ciclovia do Brasil vai transformar o litoral de SP

Nova estrutura será cerca de três vezes maior que a ciclovia da Marginal Pinheiros

Trecho entre Bertioga e Santos receberá ciclovia em toda a extensão

Trecho entre Bertioga e Santos receberá ciclovia em toda a extensão | Divulgação/CNL

Com a concessão das rodovias do Lote Litoral, que ligam o Alto Tietê ao litoral sul paulista, São Paulo terá a maior ciclovia do Brasil.

Continua após a publicidade

O projeto prevê 73,1 quilômetros de extensão, distribuídos ao longo da rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-055). Os investimentos somam R$ 78,1 milhões, e a entrega está prevista para ocorrer nos próximos cinco anos, segundo o contrato firmado com a Concessionária Novo Litoral (CNL).

Continua após a publicidade

A nova estrutura será cerca de três vezes maior que a ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo, que possui 22,2 quilômetros. Além disso, supera a atual maior ciclovia à beira-mar do País, localizada na Praia Grande, com 22,5 quilômetros.

Continua após a publicidade

Onde ficará a ciclovia

O trecho entre Bertioga e Santos terá ciclovia em toda sua extensão, de cerca de 36 quilômetros, além de ser duplicado.

Continua após a publicidade

O contrato também prevê 33 quilômetros de ciclovias em Itanhaém e Peruíbe, além de outros quatro quilômetros entre Peruíbe e Miracatu.

Continua após a publicidade

No entanto, as mudanças previstas no pacote de modernização do Lote Litoral Paulista vão se estender por quase uma década, com conclusão prevista para 2032.

Continua após a publicidade

Segurança e lazer

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, o projeto pretende atender ao uso frequente da bicicleta como meio de transporte na região.

Continua após a publicidade

“A locomoção nas cidades do litoral tem forte presença das bicicletas, mas hoje muita gente pedala na rodovia, correndo risco de acidente e morte. Ao criar uma ciclovia contínua e iluminada, integrada às que já existem, damos segurança para a população usar a bicicleta no dia a dia sem precisar dividir espaço com os carros”, afirmou.

Continua após a publicidade

Além de reforçar a segurança, a nova ciclovia também amplia as opções de lazer para os ciclistas, com a possibilidade de explorar diferentes trechos do litoral paulista. A fiscalização das obras será feita pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).