A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 05 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Maior e mais brilhante superlua de 2025 será vista de todo Brasil

Fenômeno faz com que a Lua pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal

Monise Souza

05/11/2025 às 13:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Expressão 'superlua' foi popularizada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle

Expressão 'superlua' foi popularizada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle | Paulo Pinto/Agência Brasil

A maior e mais brilhante superlua de 2025 poderá ser observada nesta quarta-feira (5/11) em todo o Brasil, caso as condições de céu aberto favoreçam a visualização. A informação é do Observatório Nacional.

Continua depois da publicidade

A superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite está mais próximo da Terra durante sua órbita. Este será o segundo e penúltimo fenômeno desse tipo no ano.

A primeira superlua deste ano foi observada a olho nu em todo o território brasileiro no início de outubro. O fenômeno foi visível sem a necessidade de equipamentos como binóculos ou telescópios.

A última superlua do ano no Brasil está prevista para 4 de dezembro. A quarta e última maior superlua cheia no Brasil foi vista no dia 15 de novembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Superlua

Embora o termo “superlua” seja popular e não faça parte do vocabulário técnico da astronomia, na prática, o fenômeno faz com que a Lua pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

A expressão foi popularizada em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, o que explica a falta de definição unificada entre astrônomos. Atualmente, o critério mais aceito considera superlua toda lua cheia que ocorre a menos de 360 mil quilômetros da Terra.

A melhor observação deve ocorrer logo após o pôr do sol. Em São Paulo, a Lua deve surgir no horizonte por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28. O efeito já é perceptível a olho nu, sem necessidade de equipamentos.

Continua depois da publicidade

Segundo o calendário astronômico do Observatório Nacional, três superluas acontecem em 2025:

  • 6 de outubro (já ocorrida);
  • 5 de novembro (a deste mês);
  • 4 de dezembro (a última do ano);

Para registrar o fenômeno com o celular, especialistas recomendam esperar a Lua ainda baixa no horizonte, quando ela aparece maior em contraste com construções e paisagens. Ajustar o foco manualmente e reduzir o brilho da imagem também ajuda a evitar fotos estouradas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados