A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 23 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Maior montadora do mundo recomeça produção no interior de SP com motores importados

Trabalhadores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba voltam gradativamente ao trabalho desde a terça-feira (21/10)

Maria Eduarda Guimarães

23/10/2025 às 19:30  atualizado em 23/10/2025 às 19:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Unidade Toyota Sorocaba deve recomeçar a produção em novembro

Unidade Toyota Sorocaba deve recomeçar a produção em novembro | Divulgação/Toyota

A Toyota, maior montadora do mundo, anunciou a retomada gradual das atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo, na última terça-feira (21/10), após suspensão motivada pelos estragos causados por um vendaval na unidade de Porto Feliz, também no interior paulista, ocorrido em 22 de setembro.

Continua depois da publicidade

O vendaval que atingiu Porto Feliz provocou danos significativos na fábrica, unidade responsável por produzir os motores distribuídos para toda a América Latina.

Devido à falta de motores produzidos em Porto Feliz, a produção nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba foi afetada, levando à paralisação temporária das linhas de montagem.

A unidade de Sorocaba, que monta os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris, além do lançamento do Yaris Cross, previsto inicialmente para este ano, mas adiado para 2026, deve recomeçar a produção em novembro.

Continua depois da publicidade

Ao todo, cerca de 4,5 mil trabalhadores voltaram ao trabalho na terça (21/10). Segundo apurado pela TV TEM, neste período eles passarão por treinamentos para a retomada da produção.

“Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, informou a empresa.

A montadora ressaltou que os motores e peças utilizados na retomada da produção serão importados de outras unidades no exterior.

Continua depois da publicidade

Suspensão do layoff 

O acordo de layoff que entraria em vigor nesta terça foi suspenso nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba. A medida, que reduziria a jornada e o salário temporariamente sem demissões, seria adotada para manutenção e planejamento da linha de produção.

Mais de 96% dos trabalhadores votaram a favor da proposta que garante estabilidade no emprego e pagamento integral do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Com isso, o layoff foi suspenso para os colaboradores dessas duas unidades.

Assim, os trabalhadores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba voltam gradativamente ao trabalho desde a terça-feira (21/10) para retomar a montagem das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, com componentes importados.

Continua depois da publicidade

O regime de layoff será mantido para os trabalhadores da fábrica de Porto Feliz, que continua fechada sem previsão para retomada da produção.

“A retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba ocorrerá priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos”, informou a Toyota.

Vendaval em Porto Feliz

O vendaval que atingiu Porto Feliz em 22 de setembro causou diversos estragos no município, principalmente na região da fábrica de motores da Toyota.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, foram registradas rajadas de vento de até 90 km/h, que arrancaram coberturas e causaram danos estruturais.

A Defesa Civil também explicou que a região foi atingida por uma microexplosão, fenômeno no qual o vento sai da nuvem de chuva cumulonimbus em alta velocidade em direção ao solo, agravando os danos.

Após a tempestade que destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz, a Toyota interrompeu a produção dos veículos que dependem daquela unidade e adiou o lançamento do Yaris Cross para 2026.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados