Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Iniciativas incluem apresentações, expedições, produções literárias e movimentos | Pexels (ilustrativa)
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está promovendo projetos inspirados e alinhados com as pautas debatidas na COP30, que começou no último dia 10 em Belém, no Pará, e vai até esta sexta (21/11).
Continua depois da publicidade
Uma das iniciativas apoiadas pela companhia é o Barco Cultural “Banzeiro da Esperança”, uma expedição fluvial e cultural que partiu de Manaus rumo a Belém. O projeto visa conectar comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas, juventudes, pesquisadores e parceiros, com paradas em Parintins e Santarém.
Ao longo da jornada, o Banzeiro foi palco de ações artísticas e formativas, incluindo shows musicais e apresentações de artes cênicas.
A programação também teve painéis sobre a COP30 e agendas de clima na Amazônia, escutas de relatos comunitários, mural de memórias e exposição fotográfica, além de oficinas de audiovisual.
Continua depois da publicidade
Outra iniciativa acontece no Museu da Empatia, onde o público é convidado a “vestir o sapato” de pessoas da Amazônia e ouvir suas histórias. Duas dessas trajetórias são de mulheres beneficiadas por projetos sociais apoiados pela Suzano no Maranhão e em Tocantins.
A exposição interativa “Walking in Their Shoes” colabora para a conscientização da população local e visitantes sobre as diversas experiências de vida e a diversidade da população amazônica. A iniciativa também enfatiza a necessidade de incluir perspectivas locais nas políticas ambientais, promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável.
O movimento internacional Jaguar Parade Belém 2025, também apoiado pela Suzano, acende um alerta sobre a importância das onças-pintadas para a biodiversidade.
Continua depois da publicidade
A ação apresenta esculturas do animal em espaços urbanos - como o aeroporto da cidade -, criadas exclusivamente por artistas da Amazônia. Posteriormente, as obras serão leiloadas, e os recursos arrecadados serão destinados à conservação da espécie.
Outra ação apoiada pela Suzano é o lançamento do Livro Amazônia, que celebra a cultura, as tradições, o artesanato e a gastronomia dos povos originários e de outras comunidades tradicionais da região.
A obra destaca iniciativas de sustentabilidade que transformaram a vida de indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de abordar a preservação da floresta. Serão realizadas sete edições bilíngues (português/inglês), com lançamento em Belém durante a COP30.
Continua depois da publicidade
Parte da tiragem será doada ao Sistema Nacional de Bibliotecas e a organizações da sociedade civil da Amazônia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade