Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas | Divulgação/Governo de SP
As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô seguem a todo vapor. A segunda tuneladora que vai escavar 7 quilômetros entre a Penha, na capital, e a cidade de Guarulhos foi apresentada oficialmente ao Metrô pela fabricante CREG (China Railway Engineering Equipment Group) nesta sexta-feira (21/11).
Continua depois da publicidade
O equipamento, conhecido popularmente como tatuzão, será o maior da América Latina, superando as dimensões da tuneladora Cora Coralina.
Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas.
A atual tuneladora, Cora Coralina, que era considerada a maior até então, possui 2.100 toneladas totais.
Continua depois da publicidade
Do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto – o tatuzão que chegará da China garante segurança e eficiência em solos variados, com capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha.
A tuneladora será embarcada para o Brasil ainda este ano, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e início da escavação estão programados para o primeiro semestre do próximo ano. Desta forma, serão duas tuneladoras trabalhando nas obras de extensão da Linha 2.
A expansão da Linha 2-Verde prevê a construção de 8,3 quilômetros de trilhos entre Vila Prudente e Penha, com oito novas estações e entrega por etapas, sendo a primeira (Vila Prudente a Vila Formosa) em 2027 e a segunda (de Vila Formosa a Penha) em 2028.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.
Hoje, a linha vai da Vila Madalena à Vila Prudente, com 14,7 quilômetros de extensão e 14 estações, e deve ganhar mais 13, totalizando 27 estações. São elas:
Continua depois da publicidade
O investimento estimado pelo Governo de São Paulo é de R$ 14,8 bilhões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade