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Cotidiano

Maior tatuzão da América Latina será usado na expansão da Linha 2-Verde

Montagem e início da escavação estão programados para o primeiro semestre do próximo ano

Yasmin Gomes

23/11/2025 às 15:30

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Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas

Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas | Divulgação/Governo de SP

As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô seguem a todo vapor. A segunda tuneladora que vai escavar 7 quilômetros entre a Penha, na capital, e a cidade de Guarulhos foi apresentada oficialmente ao Metrô pela fabricante CREG (China Railway Engineering Equipment Group) nesta sexta-feira (21/11).

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O equipamento, conhecido popularmente como tatuzão, será o maior da América Latina, superando as dimensões da tuneladora Cora Coralina.

Conheça o equipamento

Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas.

A atual tuneladora, Cora Coralina, que era considerada a maior até então, possui 2.100 toneladas totais.

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Do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto – o tatuzão que chegará da China garante segurança e eficiência em solos variados, com capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha.

A tuneladora será embarcada para o Brasil ainda este ano, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e início da escavação estão programados para o primeiro semestre do próximo ano. Desta forma, serão duas tuneladoras trabalhando nas obras de extensão da Linha 2.

Expansão

expansão da Linha 2-Verde prevê a construção de 8,3 quilômetros de trilhos entre Vila Prudente e Penha, com oito novas estações e entrega por etapas, sendo a primeira (Vila Prudente a Vila Formosa) em 2027 e a segunda (de Vila Formosa a Penha) em 2028.

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Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.

Hoje, a linha vai da Vila Madalena à Vila Prudente, com 14,7 quilômetros de extensão e 14 estações, e deve ganhar mais 13, totalizando 27 estações. São elas:

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  • Orfanato;
  • Santa Clara;
  • Anália Franco;
  • Vila Formosa;
  • Santa Isabel;
  • Guilherme Giorgi;
  • Aricanduva;
  • Penha;
  • Penha de França;
  • Gabriela Mistral;
  • Fernão Dias;
  • Ponte Grande e;
  • Dutra (essas duas já em Guarulhos).

O investimento estimado pelo Governo de São Paulo é de R$ 14,8 bilhões.

Equipamento, conhecido popularmente como tatuzão, será o maior da América Latina, superando as dimensões da tuneladora Cora Coralina. Foto: Divulgação/Governo de SP
Equipamento, conhecido popularmente como tatuzão, será o maior da América Latina, superando as dimensões da tuneladora Cora Coralina. Foto: Divulgação/Governo de SP
Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas. Foto: Divulgação/Governo de SP
Com tecnologia avançada, o equipamento conta com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas. Foto: Divulgação/Governo de SP
Do tipo Dual Mode  EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto  o tatuzão que chegará da China garante segurança e eficiência em solos variados. Foto: Divulgação/Governo de SP
Do tipo Dual Mode EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto o tatuzão que chegará da China garante segurança e eficiência em solos variados. Foto: Divulgação/Governo de SP
Tuneladora tem capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha. Foto: Divulgação/Governo de SP
Tuneladora tem capacidade de avanço de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha. Foto: Divulgação/Governo de SP

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