Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Prova será usada por entes que aderirem ao sistema até 15 de julho | Divulgação/Governo do Estado
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abre nesta quarta-feira (14/7) as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND).
Continua depois da publicidade
O exame pode ser usado por estados e municípios como parte dos processos seletivos para professores da rede pública. A adesão das secretarias de Educação deve ser feita até terça-feira (15/7) pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Embora possa ser usado como parte do processo seletivo, o PND não substitui concursos públicos. A prova é um instrumento avaliativo adicional, podendo ser utilizada tanto como etapa única quanto complementar, conforme a decisão das secretarias de educação.
Para aderir à PND, o secretário de Educação deve fazer a inscrição pelo Simec. Após a adesão, a Pasta demonstra interesse em usar o exame como parte do processo seletivo.
Continua depois da publicidade
Ainda que haja manifestação de interesse, a utilização da PND não é obrigatória nos processos seletivos de docentes.
O processo de adesão deve ser feito no Simec. Após preencher um questionário, os entes assinam um termo de adesão e cadastram os editais que utilizarão a PND como critério de seleção.
O MEC aplicará a primeira edição da PND em 26 de outubro, por meio do Inep.
Continua depois da publicidade
De acordo com o edital da PND 2025, poderão realizar a prova os estudantes que concluírem o curso de licenciatura neste ano e estiverem inscritos no Enade 2025.
Além de demais formados em licenciatura interessados em participar de concursos ou processos seletivos, em 2026, promovidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios que aderiram à prova em junho.
As secretarias poderão adotar o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão no magistério local.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema PND, com possibilidade de solicitação de atendimento especializado ou uso do nome social entre 14 e 25 de julho. O pagamento da taxa poderá ser feito até 31 de julho.
Além da PND, o Ministério da Educação também abriu inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como Enem dos Concursos, com mais de 3,6 mil vagas. As inscrições começaram na quarta-feira (2/7).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade