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Cotidiano

Metrô de SP inova na forma de pagamento em duas das linhas que ligam a cidade

Cada estação terá ao menos um bloqueio exclusivo para o novo método que está em teste

Thacio Mello

01/12/2025 às 11:30  atualizado em 01/12/2025 às 11:31

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Novidade promete agilizar o embarque e segue padrões adotados em metrôs internacionais

Novidade promete agilizar o embarque e segue padrões adotados em metrôs internacionais | Fernando Frazão/Agência Brasil

O Metrô de São Paulo implementa nesta segunda-feira (1º/12) em algumas estações a possibilidade de pagar a tarifa de uso por meio dos cartões de crédito e débito. A inovação já está em funcionamento em período teste.

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No momento, a tecnologia está ativa nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e ao longo de dezembro será disponibilizada nas linhas 2-Verde e 15-Prata. Nas catracas, serão aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

Durante o período do piloto, será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado, sem considerar as regras de integração. Quem utilizar o cartão, só poderá voltar a passá-lo em uma catraca do Metrô após 30 minutos. 

Como será aplicado

Cada estação terá ao menos uma catraca exclusiva para o pagamento com cartões de débito e crédito, não sendo aceito em um primeiro momento o uso de cartões virtuais em smartphones ou smartwatches. 

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Os bloqueios que aceitaram a forma de pagamento estarão sinalizados e as estações de maior movimento contarão com promotores identificados para orientar no uso dos cartões.

Atualmente, o embarque pode ser realizado com cartões de transportes, Bilhete Único ou Top, ou bilhetes QRCode. Com a novidade os principais benefícios para os usuários são agilidade no embarque.

A medida reforça o compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência dos usuários, alinhando-se aos padrões digitais já adotados em grandes sistemas de transporte ao redor do mundo.

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Estações onde a novidade já opera

Linha Estação Com orientadores
1-Azul Tucuruvi Sim
1-Azul Parada Inglesa Não
1-Azul Jardim São Paulo-Ayrton Senna Não
1-Azul Santana Não
1-Azul Carandiru Não
1-Azul Portuguesa-Tietê Sim
1-Azul Armênia Não
1-Azul Tiradentes Não
1-Azul Luz Não
1-Azul São Bento Sim
1-Azul Liberdade Sim
1-Azul São Joaquim Não
1-Azul Vergueiro Não
1-Azul Paraíso Sim
1-Azul Ana Rosa Não
1-Azul Vila Mariana Não
1-Azul Santa Cruz Não
1-Azul Praça da Árvore Não
1-Azul Saúde-Ultrafarma Não
1-Azul São Judas Não
1-Azul Conceição Não
3-Vermelha Palmeiras-Barra Funda Sim
3-Vermelha Marechal Deodoro Não
3-Vermelha Santa Cecília Não
3-Vermelha República Sim
3-Vermelha Anhangabaú Sim
3-Vermelha Não
3-Vermelha Pedro II Não
3-Vermelha Brás Não
3-Vermelha Bresser-Mooca Não
3-Vermelha Tatuapé Sim
3-Vermelha Carrão-Assaí Atacadista Sim
3-Vermelha Penha-Lojas Besni Não
3-Vermelha Vila Matilde Não
3-Vermelha Guilhermina-Esperança Não
3-Vermelha Patriarca-Vila Ré Não
3-Vermelha Artur Alvim Não
3-Vermelha Corinthians-Itaquera Não
2-Verde Vila Madalena Não
2-Verde Sumaré Não
2-Verde Clínicas Não
2-Verde Brigadeiro Não
2-Verde Chácara Klabin Não
2-Verde Santos-Imigrantes Não
2-Verde Alto do Ipiranga Não
2-Verde Sacomã Não
2-Verde Tamanduateí Não
2-Verde Vila Prudente Não
15-Prata São Lucas Não
15-Prata Camilo Haddad Não
15-Prata Vila Tolstói Não
15-Prata Vila União Não
15-Prata Jardim Planalto Não
15-Prata Sapopemba Não
15-Prata Fazenda da Juta Não
15-Prata São Mateus Não
15-Prata Jardim Colonial Não

Ampliação do Metrô

A Estação Água Branca, uma das estruturas centrais da futura Linha 6-Laranja do Metrô, atingiu 90,7% de avanço físico, no mês de novembro, e deve ser uma das primeiras a entrar em operação em 2026.

Segundo o Governo de São Paulo, o ritmo das obras reforça a meta de ampliação e capacidade do transporte sobre trilhos e melhora a integração entre as zonas norte, oeste e a região central da Capital.

A estação faz parte do trecho inicial entre Brasilândia e Perdizes, previsto para ser entregue no próximo ano. O segundo segmento, que segue até São Joaquim, permanece projetado para 2027.

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