Metrô de SP tem operação parcial no 2º dia de greve; veja linhas de metrô, trem e ônibus

O plano de contingência foi colocado em funcionamento para atender alguns trechos de linhas paralisadas por causa da greve dos metroviários

A medida inclui estações das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha

A medida inclui estações das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha | Reprodução/TV Globo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo anunciou a reabertura de alguns trechos na manhã desta sexta (24). O plano de contingência foi colocado em funcionamento para atender alguns trechos de linhas paralisadas por causa da greve dos metroviários. A medida inclui estações das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha. A linha 15-prata, do monotrilho, permanece fechada.

A companhia afirmou, em publicação nas redes sociais, que a operação começou às 6h45. Os trens circulam nos seguintes trechos:

METRÔ TRECHOS EM FUNCIONAMENTO

– Linha 1-azul: da estação Ana Rosa à Luz
– Linha 2-verde: da estação Alto do Ipiranga à Clínicas
– Linha 3-vermelha: da estação Santa Cecília à Bresser- Mooca
– Linha 4-amarela: operação normal
– Linha 5-lilás: operação normal
– Linha 15-prata: paralisada

ÔNIBUS

Linhas de ônibus prolongadas

– 209T/10 Metrô Tucuruvi – Praça do Correio (circular)
– 209A/10 Metrô Santana – Praça do Correio (circular)

Linhas com reforço de ônibus

As linhas abaixo tiveram frotas ampliadaa por circularem em eixos atendidos pelo metrô.

– 175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
– 175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa
– 2104/10 Metrô Santana – Term. Pq. D. Pedro II
– 5290/10 Div. de Diadema – Term. Pq. D. Pedro II
– 5106/10 Jd. Selma – Largo São Francisco
– 574A/10 Americanópolis – Largo do Cambuci
– 118C/10 Jd. Pery Alto – Metrô Santa Cecília
– 9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro II
– 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros
– 208V/10 Term. A.E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
– 1177/10 Term. A.E. Carvalho – Luz
– 233A/10 Jd. Helena – Term. Vila Carrão
– 4310/10 ET Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II

ALTERAÇÕES OPERACIONAIS

– 178Y/10 Vila Amélia – Metrô Jardim São Paulo: prolongada até o Metrô Santana
– 5022/10 Vila Santa Margarida – Jabaquara, 5018/10 Shopping Interlagos – Jabaquara e 5018/31 Shopping Interlagos – Jabaquara: vão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara

CPTM

– Cinco linhas operam normalmente
– Transferências para Linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha foram reabertas às 6h45
– Transferências para as linhas 4-amarela e 8-diamante seguem normais nas estações Luz e Barra Funda
– Expresso Linha 10 não irá operar

A continuação da greve, após um dia de confusão nas estações, foi confirmada pelo Sindicato dos Metroviários após as 23h, quando terminou o prazo limite dado à Companhia do Metropolitano de São Paulo para aceitar a proposta sugerida pelo Ministério Público do Trabalho e aceita pelo sindicato na audiência de conciliação realizada na tarde desta quinta (23), no Tribunal Regional do Trabalho.

Uma nova assembleia da categoria começou por volta das 7h. Durante a madrugada, o Metrô apresentou ao sindicato uma proposta para o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2.000 e a instituição de PPR (Programa de Participação nos Resultados) de 2023, a ser pago em 2024.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretaram ponto facultativo para os servidores públicos estaduais e municipais, respectivamente, nesta sexta.