Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ipem-SP diz notificar responsáveis pelos radares reprovados nas inspeções anuais | Divulgação
Uma descoberta em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, pode mudar o destino de motoristas que foram multados na cidade. Agora, o condutor que cometeu alguma infração recentemente poderá ter uma segunda chance e recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Diversos radares de velocidade do município estão irregulares, permitindo a anulação das infrações. A informação foi divulgada pelo jornalista Helton Romano, que acompanha a administração pública do município.
Segundo o jornalista, ao menos 16 dispositivos não poderiam estar operando. Alguns foram reprovados nos testes periódicos, exigidos por lei. Outros sequer foram testados novamente dentro do prazo máximo exigido.
"Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os medidores de velocidade precisam de ser aprovados em verificação inicial pelo Inmetro e em verificação periódica a cada 12 meses", explicou Marco Fabrício Vieira, advogado especialista em questões de trânsito ao Uol.
Continua depois da publicidade
Os resultados dessa fiscalização devem ser informados ao Inmetro, que permite consulta a radares de todo o Brasil em seu site oficial.
Ainda Segundo Marco Fabricio Vieira, qualquer pessoa que foi multada recentemente pode acessar o site do Inmetro e consultar se o radar que fez o registro estava regular no momento da infração.
Caso a irregularidade seja constatada, é possível usar a informação do órgão como "prova que determinado radar não atende a legislação por estar com essa verificação vencida", explica o especialista.
Continua depois da publicidade
O Uol Carros apurou que os radares irregulares em São Sebastião foram instalados em fevereiro de 2024. Segundo a prefeitura, a inspeção inicial foi realizada pelo Inmetro e todos os dispositivos foram aprovados.
Pela lei, a revisão periódica deveria ter ocorrido em fevereiro desse ano, mas dispositivos como o situado na avenida Mãe Bernarda, 1615 jamais foram inspecionados.
Em outros radares, a inspeção ocorreu só em maio, através do Ipem-SP. Nesse caso, servidores do órgão reprovaram os radares nos testes padronizados.
Continua depois da publicidade
Já o Ipem-SP sinalizou que a empresa responsável pelos radares irregulares foi autuada e notificada do problema, assim como a administração municipal.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou um balanço sobre a plataforma que permite localizar bombas medidoras certificadas e com tecnologia antifraude nos postos de combustíveis de São Paulo.
O programa, que oferece mais segurança ao consumidor, atingiu a marca de 40 mil acessos em um mês. Os interessados podem acessar a plataforma gratuitamente pelo site: www.ipem.sp.gov.br/bombasegura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade