A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Moradores do litoral de SP fazem protesto contra ônibus em praça

Manifestantes picharam 'a praça é nossa' nos tapumes já instalados; prefeitura se defende

Bruno Hoffmann

01/07/2025 às 10:45  atualizado em 01/07/2025 às 11:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Manifestantes protestaram em praça alvo de polêmica em Ubatuba

Manifestantes protestaram em praça alvo de polêmica em Ubatuba | Jana Pedroso

Um grupo de moradores de Ubatuba protestou nesta segunda-feira (30/6) contra a instalação de uma parada de ônibus urbanos na Praça 13 de Maio, no centro da cidade do litoral norte de São Paulo. A prefeitura anunciou a medida na última semana.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes picharam nos tapumes já instalados para as obras frases como “a praça é nossa” e "praça não é ponto final, é lugar vital". Um novo ato está marcado para esta terça, às 11h.

Entenda a polêmica

A alteração ocorreu após a decisão de fechar o atual terminal urbano, também no centro, pelo terreno não ser de propriedade do município. A estrutura será demolida.

Segundo a gestão municipal, porém, não haverá mudança de terminal, mas no sistema de funcionamento das linhas.

Continua depois da publicidade

“Não haverá um terminal e, sim, um módulo unidirecional de parada de ônibus”, informou a administração da prefeita Flavia Pascoal (PL) em nota à Gazeta.

Ainda conforme a gestão, o atual terminal será fechado porque, no novo modelo de transporte coletivo, não há necessidade de manter um terminal centralizado.

“A proposta de desapropriação do imóvel para mantê-lo como terminal implicaria um custo adicional estimado em aproximadamente 15 milhões de reais, valor que não se justifica diante da nova configuração operacional do sistema", informou. 

Continua depois da publicidade

Segundo a administração da prefeita Flavia Pascoal (PL), o novo modelo prevê integração descentralizada e pontos estratégicos de embarque e desembarque em diversas regiões da cidade.

Manifesto

Segundo texto do manifesto “Defesa da Praça 13 de Maio e solução justa para mobilidade urbana Ubatuba”, a prefeitura “está prestes a cometer um erro grave” ao fazer a mudança, já que a Praça 13 de Maio seria uma “área histórica, arborizada e essencial para a qualidade de vida no centro”.

Ainda de acordo com o grupo, o fechamento do atual terminal, na esquina entre as ruas Hans Staden e Conceição, não é bom sequer para a mobilidade da cidade, já que o atual atende seis ônibus ao mesmo tempo, enquanto o que está para ser construído atenderia apenas três simultaneamente.

Continua depois da publicidade

“Isso significa menos espaço, mais aglomeração, espera e confusão para quem precisa do transporte público”, continuou.

Segundo apuração da reportagem, a prefeitura decidiu sair do local após o proprietário do terreno pedir o espaço de volta. Como alternativa, o texto sugere a desapropriação do atual terminal, para garantir sua permanência.

O abaixo-assinado já conta com mais de 1,5 mil assinaturas.

Continua depois da publicidade

Secretario defende mudança

Segundo a gestão municipal, a Praça 13 de Maio passará a ser ponto oficial de parada e integração dos ônibus municipais. “Com isso, fica mais fácil e organizado embarcar, desembarcar e fazer conexões entre linhas”, disse a Administração, em nota.

“Essa mudança faz parte do novo plano de circulação, que tem como objetivo trazer mais conforto, segurança e agilidade para quem depende do transporte coletivo no dia a dia”, continuou.

Em um vídeo publicado pelas redes sociais na última semana, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Alexandre Napoli, garantiu que mudança vai melhorar a mobilidade dos socorristas do município, o que facilitaria o acesso à Santa Casa de Ubatuba.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados