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Cobrança será feita de forma eletrônica pela CCR RioSP | Divulgação/CCR
Um novo pedágio deve começar a funcionar ainda neste ano no acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
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A cobrança será feita de forma eletrônica pela CCR RioSP e valerá apenas para quem utilizar a pista expressa da Dutra entre São Paulo e Arujá.
Motoristas que seguirem pelas pistas marginais continuarão isentos. O pedágio adotará o sistema Free Flow, modelo de pagamento automático que dispensa cancelas e identifica os veículos por meio de câmeras e sensores.
Segundo a CCR, os valores das tarifas ainda não foram definidos e dependerão de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação das rodovias federais.
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O cálculo considerará a distância percorrida e seguirá as regras do contrato de concessão de 30 anos firmado entre a agência e a concessionária em 2021.
As placas já instaladas indicam que a cobrança envolverá os acessos à Dutra pela Vila Maria (zona norte), pelo Tatuapé (zona leste) e pela Marginal do Tietê.
Placas já instaladas indicam que a cobrança envolverá os acessos à Dutra - Reprodução/Redes SociaisO trecho faz parte da concessão obtida pela CCR S.A. em leilão realizado em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
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Na época, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era ministro da Infraestrutura. A empresa venceu a disputa ao oferecer R$ 1,77 bilhão de outorga.
Antes de iniciar a cobrança, a CCR precisou executar uma série de melhorias, como a duplicação das pistas e a construção de viadutos. Segundo a empresa, essas obras estão em fase final.
“O sistema ainda não está em operação. Não há cobrança de tarifa nem aplicação de multas por parte da ANTT”, informou a concessionária em nota.
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A cobrança será opcional, restrita à pista expressa. Motoristas que seguirem pela pista marginal continuarão isentos. A empresa destacou que o início do pedágio depende da deliberação da ANTT.
A agência explicou que a implantação do sistema Free Flow será feita em etapas. A primeira, no trecho a partir de Arujá, já começou. A segunda fase, que vai de Arujá até a Marginal do Tietê, ainda não tem data definida.
As tarifas serão definidas pela ANTT em um termo aditivo ao contrato de concessão. Após a aprovação, haverá um período de adaptação de seis meses sem aplicação de multas.
Enquanto isso, a CCR mantém ações de orientação aos motoristas, com campanhas educativas em rádios, redes sociais e pontos de grande circulação em Guarulhos.
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A ideia é explicar como funcionará o pedágio eletrônico e reforçar que a cobrança ainda não começou.
Segundo a empresa, quem trafegar apenas pelas pistas marginais de Guarulhos não pagará pedágio. Já os motoristas que optarem pelas pistas expressas serão cobrados assim que o sistema entrar em operação.
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