Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dispositivos estão integrados à Central de Monitoramento do programa Smart Sampa | Reprodução/YouTube
A Prefeitura de São Paulo entregou, nesta segunda-feira (11/8), 100 motos equipadas com câmeras de monitoramento para uso da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM).
Continua depois da publicidade
Os dispositivos estão integrados à Central de Monitoramento do programa Smart Sampa e identificam, em tempo real, veículos e condutores suspeitos, emitindo alertas imediatos para abordagem e eventual detenção de suspeitos.
A tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) permite que, durante o patrulhamento, os equipamentos façam a leitura e o cruzamento automático das placas veiculares com bancos de dados de segurança, pesquisem registros de veículos roubados ou furtados e analisem possíveis clonagens ou adulterações.
Caso seja identificada alguma irregularidade, a notificação é enviada em tempo real à mesma moto que captou a imagem, permitindo a abordagem imediata pela equipe.
Continua depois da publicidade
Entre suas funcionalidades, o Smart Sampa pode fazer reconhecimento facial, detectar de invasões e atos de vandalismo, gerar alertas em tempo real e fazer leitura de placas de veículos.
A ferramenta já tem mais de 31 mil câmeras ativas, sendo 20 mil públicas e 11.692 privadas. Destas, cerca de 4 mil têm tecnologia OCR.
Desde sua implementação, em 2024, o Smart Sampa já possibilitou a captura de 1.614 foragidos da Justiça, a prisão de 3.081 pessoas em flagrante e a localização de 79 pessoas desaparecidas, além de 17 ocorrências envolvendo veículos.
Continua depois da publicidade
Como exemplo, o programa Smart Sampa ajudou a esclarecer o assassinato de Vítor Medrado, ciclista baleado enquanto pedalava em bairro nobre de São Paulo, em fevereiro deste ano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade