A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 04 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Mototáxi pode voltar a funcionar em SP; veja quando

Suspensão do serviço ocorreu no mês de maio deste ano

Monise Souza

04/09/2025 às 11:05  atualizado em 04/09/2025 às 11:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Decisão pela volta do mototáxi foi tomada de forma unânime pelo órgão especial da Corte

Decisão pela volta do mototáxi foi tomada de forma unânime pelo órgão especial da Corte | Bruno Peres/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derrubou o decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que proibia o serviço de mototáxi na capital paulista, nesta quarta-feira (3/9).

Continua depois da publicidade

A decisão, tomada por unanimidade pelo órgão especial da Corte, abre caminho para o transporte de passageiros por moto voltar a operar na cidade.

suspensão ocorreu em maio deste ano, após decisão do TJ-SP.

serviço de mototáxi operou por um breve período após a Justiça derrubar a proibição da Prefeitura sobre o uso da modalidade.

Continua depois da publicidade

Determinação

Os desembargadores determinaram que a Prefeitura tem 90 dias para regulamentar a atividade. Até que a Prefeitura regulamente a atividade, o decreto que veta o serviço permanece em vigor, apesar da decisão judicial. O governo municipal ainda pode recorrer.

Segundo o relator do caso, o desembargador Ricardo Dip, cabe ao governo federal fazer a regularização sobre transporte e trânsito, e não ao município.

Dip ressaltou que a proibição viola princípios como a livre iniciativa e a livre concorrência. A ação foi movida pela Confederação Nacional de Serviços (CNS), que considerou a decisão uma vitória contra a interferência da prefeitura.

Continua depois da publicidade

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que reúne empresas como Uber e 99, também comemorou, afirmando que o julgamento representa um passo importante para o serviço ser regulamentado.

Histórico de desavenças

O embate sobre o mototáxi começou em janeiro, quando a 99 lançou a modalidade em São Paulo e foi notificada pelo Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV).

Na ocasião, Nunes afirmou que o serviço “vai ser uma carnificina na cidade” e pediu para que os paulistanos não utilizem o serviço.

Continua depois da publicidade

Pouco depois, a Uber também habilitou o serviço. Ambas alegam respaldo da Lei Federal nº 13.640/2018, que integra a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Com a decisão, o transporte por aplicativos em motos poderá voltar a circular na Capital dentro de três meses, mesmo que a regulamentação ainda não esteja pronta.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados