A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 16 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Museu de Arte de Rua traz mais de 100 obras para espaços de São Paulo

Quinta e maior edição do projeto vai espalhar murais, intervenções, fotografias, lambe-lambes e outras artes visuais pela cidade

Bruno Hoffmann

14/06/2021 às 10:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Painel do artista Alex Senna, em uma edição anterior do MAR; as obras serão distribuídas em todas as regiões da Capital

Painel do artista Alex Senna, em uma edição anterior do MAR; as obras serão distribuídas em todas as regiões da Capital | /Reprodução

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza a quinta edição do Museu de Arte de Rua (MAR). Em 2021, o novo projeto traz cerca de 100 obras para as ruas de São Paulo, em diversos formatos como mural, grafite, fotografia, colagem, stencil, lambe-lambe, dentre outros tipos de obras visuais. As obras serão distribuídas em todas as macrorregiões da capital paulista.

Continua depois da publicidade

Entre as primeiras obras já entregues está a de André Mogle, na Rua da Consolação, 2538. Intitulado “O Verdadeiro Campeão é o Povo”, o painel homenageia as mães durante a pandemia, destacando a sua força e determinação.

Outro destaque da exposição é o multiartista Robinho Santana, que teve sua obra "Deus é Mãe" indiciada por crime ambiental em Belo Horizonte, no início do ano. Seu trabalho dialoga com dever compulsório de exprimir a sua relação com a vida e a cultura de seu povo. Em suas obras, além de se reconhecer, Santana busca a representação plural e digna da mulher e do homem negro periféricos: protagonistas de sua arte.

Continua depois da publicidade

Em parceria com o Festival São Paulo Sem Censura, o artista elabora uma obra inédita no Minhocão.

O prédio do Conselho Tutelar José Bonifácio e o CEU Parque São Carlos, na Vila Jacuí, recebem a obra da artista Bien Rosa, representante do Coletivo Abayomi Ateliê. A intervenção “Folclore Nosso de Cada Dia” faz uma releitura dos personagens folclóricos brasileiros, dialogando com a atualidade e promovendo a representatividade.

Das grafiteiras Kari e Mota, o projeto “Eu Me Vejo” estampa as paredes do CEU Jambeiro, em Guaianases, com imagens que retratam toda a diversidade de corpos na cidade, com foco nos que nem sempre são retratados, como mulheres mais velhas, mulheres gordas, idosos, crianças e povos originários.

Continua depois da publicidade

“Esperançar: Amar é um Ato de Coragem” é um grande mural fotográfico no centro de São Paulo, na Alameda Ribeiro da Silva, feito pelo artista Raul Zito em homenagem ao educador Paulo Freire (1921 — 1997). A ideia é trazer uma mensagem de esperança, lembrando o legado do pensador, um dos nomes mais emblemáticos da educação do Brasil.

Projeto MAR 360º

O projeto MAR 360º, uma plataforma da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apresenta cerca de 100 murais realizados nas últimas edições do Museu de Arte de Rua. A plataforma oferece uma tour virtual cultural pelas mais variadas zonas e bairros que cortam a cidade, através de um mapa personalizado e interativo, disponível no site mar360.art.br.

Continua depois da publicidade

Para que todos os murais fossem captados em seus mais ricos detalhes, foram utilizados drones equipados com câmeras 12K de altíssima resolução. Todo o esforço resultou no único museu de rua do mundo com o formato virtual, que pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador.

O MAR 360° também foi projetado com tecnologia de giroscópio, que cria a sensação de visão em primeira pessoa quando vivenciado através do celular, sensação essa que pode ser intensificada com o uso de óculos de VR ou óculos Cardboards.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados