Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Premiados mostram como o processo de inovação pode gerar tensões que precisam ser administradas de forma que não impeçam o progresso tecnológico | Divulgação/Prêmio Nobel
O Nobel de Economia 2025 foi concedido a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt por pesquisas que relacionam inovação e crescimento econômico.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13/10) pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Mokyr foi reconhecido por analisar as condições que favorecem o avanço tecnológico ao longo do tempo.
Aghion e Howitt receberam o prêmio por desenvolverem a teoria do crescimento econômico baseada no conceito de “destruição criativa”, que descreve o processo de substituição de tecnologias e modelos produtivos antigos por novos.
Continua depois da publicidade
Joel Mokyr nasceu na Holanda, é doutor pela Universidade de Yale e leciona na Universidade Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos.
Philippe Aghion é francês, tem doutorado pela Universidade de Harvard e atua como professor na London School of Economics, no Reino Unido.
Peter Howitt é canadense, doutor pela Northwestern University e professor na Brown University, também nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Segundo a Academia, os três premiados mostram como o processo de inovação pode gerar tensões que precisam ser administradas de forma que não impeçam o progresso tecnológico.
“Se isso não ocorrer, empresas já consolidadas e grupos de interesse podem bloquear avanços”, informou o comunicado oficial.
O presidente do Comitê do Prêmio de Ciências Econômicas, John Hassler, afirmou que o trabalho dos economistas reforça a importância de manter os mecanismos que sustentam a destruição criativa.
Continua depois da publicidade
“O crescimento econômico não é algo garantido. É necessário preservar as condições que o tornam possível para evitar períodos de estagnação”, disse.
Criado em 1968 pelo Banco Central da Suécia, o prêmio de Economia foi entregue pela primeira vez em 1969.
Oficialmente chamado de “Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel”, ele não fazia parte do grupo original de premiações previstas no testamento do inventor Alfred Nobel, criador da dinamite.
Continua depois da publicidade
Os prêmios de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz foram instituídos em 1901 e já tiveram seus vencedores anunciados neste ano. O de Economia encerra a lista de reconhecimentos concedidos pela Academia Real das Ciências da Suécia em 2025.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade