Nova regra vai mudar a venda de ovos no Brasil; entenda

Além do prazo da validade, carimbo nss cascas terá que ter o número de registro do estabelecimento produtor

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a nova regra de qualidade nas vendas de ovos no Brasil

Determinação faz parte de uma portaria do Ministério da Agricultura, publicada no dia 4 de setembro de 2024, que deu 180 dias para os estabelecimentos se adequarem | Couleur/Pixabay

Os vendedores de ovos terão que se atentar a uma nova regra de qualidade no Brasil. A partir do dia 4 de março, ovos vendidos a granel vão precisar ter um carimbo na casca com a data de validade. 

Além do prazo da validade, o carimbo terá que ter o número de registro do estabelecimento produtor.

A determinação faz parte de uma portaria do Ministério da Agricultura, publicada no dia 4 de setembro de 2024, que deu 180 dias para os estabelecimentos se adequarem.

Ovos em estojos 

O Ministério da Agricultura ressalta que a nova medida não vale para os ovos vendidos em estojos ou em bandejas plastificadas, com a data de validade no rótulo – mais comuns em supermercados. 

Os ovos a granel são, geralmente, vendidos em feiras e nos chamados “carros do ovo”. O alimento possui diversos tipos disponíveis para a venda no mercado.