Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Alterações foram formalizadas por meio de uma portaria publicada pelo MTur em setembro | Tânia Rêgo/Agência Brasil
Começou a valer nesta terça-feira (16/12) as novas regras para entrada e saída de hóspedes em hotéis no Brasil.
Continua depois da publicidade
A mudança, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), estabelece que a diária corresponde a um período de 24 horas, dentro do qual os estabelecimentos dispõem de até três horas para a limpeza e preparação dos quartos entre o check-out e o check-in.
As alterações foram formalizadas por meio de uma portaria publicada pelo MTur em setembro, que previa prazo de 90 dias para início da vigência. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a prática já era adotada pelo setor, mas carecia de regulamentação específica.
Com a aproximação das festas de fim de ano é necessária uma escapada luxuosa perto de São Paulo. Pensando nisso, a Gazeta separou 7 hotéis incríveis que oferecem desde spas de alto padrão até experiências únicas na natureza, para usufruir das novas regras.
Continua depois da publicidade
Pela nova regulamentação, os hotéis podem definir livremente seus horários de entrada e saída, desde que respeitem o período de 24 horas da diária e o intervalo destinado à arrumação.
As informações sobre os horários devem ser comunicadas de forma clara e antecipada aos hóspedes, tanto pelos meios de hospedagem quanto por agências de turismo e plataformas digitais de reserva.
Além do intervalo para limpeza, a norma flexibiliza a cobrança de tarifas diferenciadas para entrada antecipada ou saída após o horário regular e detalha as regras de comunicação sobre a frequência dos serviços de arrumação, higiene e limpeza das unidades habitacionais.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) avaliou positivamente a regulamentação. Segundo a entidade, a definição objetiva do período de hospedagem contribui para alinhar as expectativas dos viajantes no momento da compra e reduz ruídos na comercialização de pacotes turísticos.
A Abav destaca ainda que a possibilidade de tarifas diferenciadas permite ajustes conforme a disponibilidade de cada estabelecimento.
As mudanças incluem também a adoção do modelo digital da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), que substituirá o preenchimento em papel. A portaria que trata do tema foi publicada em novembro e entra em vigor em 13 de fevereiro, após prazo de 90 dias.
Continua depois da publicidade
Com o novo sistema, os hotéis passarão a disponibilizar um QR Code que direciona o hóspede para a página de pré-check-in, onde os dados poderão ser preenchidos previamente. No momento da chegada, caberá ao estabelecimento apenas a conferência das informações com os documentos apresentados.
A versão digital da ficha ficará disponível na Plataforma FNRH Digital e contará com funcionalidades adicionais, como geração de relatórios, módulo de reservas e área de consulta para os hóspedes.
Apesar de considerar as mudanças positivas, a ABIH aponta que ainda há temas pendentes de regulamentação, como as plataformas de locação de imóveis por temporada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade