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Cotidiano

Novo aeroporto e projeto centenário finalmente saem do papel no litoral de SP

Obras do túnel Santos-Guarujá e do novo aeroporto avançam e devem transformar a mobilidade, o turismo e a economia da Baixada até 2026

Hebert Dabanovich

05/09/2025 às 09:55  atualizado em 05/09/2025 às 10:11

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Com a conclusão prevista para 2026, o aeroporto deve receber voos comerciais regionais e atender também executivos e técnicos ligados ao setor naval

Com a conclusão prevista para 2026, o aeroporto deve receber voos comerciais regionais e atender também executivos e técnicos ligados ao setor naval | Divulgação/Agência Gov

Guarujá, no litoral de São Paulo, está prestes a passar por uma transformação na mobilidade urbana e aérea.

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Após anos de espera, duas obras de infraestrutura consideradas estratégicas finalmente avançam: o Aeroporto Civil Metropolitano, previsto para ser entregue no início de 2026, e o túnel imerso Santos-Guarujá, projeto esperado há cerca de 100 anos, que será leiloado nesta sexta-feira (5/9).

O túnel deve diminuir o tempo de ligação entre Santos e Guarujá, hoje realizado por balsas, catraias ou por um trajeto de 40 km via rodovia Cônego Domênico Rangoni.

A nova estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com seis faixas de tráfego, ciclovia, passagem para pedestres e espaço para um futuro VLT, reduzindo o tempo de travessia para cerca de cinco minutos.

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O Governo do Estado estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos durante a construção, orçada em R$ 6,8 bilhões.

Além de facilitar o deslocamento diário de trabalhadores e melhorar a logística do Porto de Santos, a ligação deve impulsionar o comércio e o turismo de curta duração.

Mobilidade aérea

Além do transporte terrestre, Guarujá também se prepara para um salto na mobilidade aérea. O Aeroporto Civil Metropolitano, construído na Base Aérea de Santos, prepara a região para entrar em novos roteiros do turismo nacional.

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primeira etapa das obras, entregue em abril, incluiu pista de pouso de 1.390 metros, maior que a do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, além de pistas de táxi, drenagem e barreiras de proteção contra fauna.

No momento, estão em andamento os trabalhos da segunda fase, que envolvem terminal de passageiros, salas de embarque e desembarque, saguão e check-in. Os investimentos somam R$ 26,8 milhões do Governo Federal.

Com a conclusão prevista para 2026, o aeroporto deve receber voos comerciais regionais e atender também executivos e técnicos ligados ao setor naval.

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Essas obras preveem aumento do fluxo turístico, valorização imobiliária e mais oportunidades para setores como hotelaria, gastronomia e comércio.

As duas obras têm recursos do Novo PAC e parcerias entre o Governo Federal, o Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os empreendimentos terão impacto além da região.

“O aeroporto de Guarujá vai atrair turistas e negócios, enquanto o túnel, com outros projetos para o Porto de Santos, vai ajudar a colocar o Brasil em um novo patamar de excelência internacional”, afirmou o ministro à Agência Gov.

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O prefeito de Guarujá, Farid Madi, reforçou que o conjunto das obras pode marcar um divisor de águas para a cidade.

“É uma antiga reivindicação não só de Guarujá, mas de toda a Baixada Santista. Somado ao advento do túnel imerso, vamos criar condições propícias para o desenvolvimento sustentável da região”, disse.

Com informações da Agência Gov, do Governo Federal.

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