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Eurostar domina o mercado desde a inauguração do Túnel da Mancha, em 1994, e agora encontra concorrência | Wayland Smith/Wikimedia Commons
O transporte ferroviário do Reino Unido para a Europa continental ganhou uma nova alternativa com a aprovação da operação da Virgin Trains no Canal da Mancha.
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A autorização concedida pelo Office of Rail and Road, autoridade britânica do setor, deu fim ao monopólio de 31 anos da Eurostar no Canal da Mancha.
“Vamos revolucionar definitivamente a rota através do Canal e dar aos consumidores a escolha que eles merecem”, disse Richard Branson, dono da Virgin Trains, em um comunicado.
Segundo a empresa, seus planos incluem viagens a partir de 2030 ligando Londres, na Inglaterra, a Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã, nos Países Baixos.
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No entanto, o diferencial deve ser o preço. A Eurostar domina o mercado desde a inauguração do Túnel da Mancha, em 1994, e tem sido criticada pelo aumento dos preços dos ingressos.
O novo projeto contará com um investimento de 700 milhões de libras (aproximadamente R$ 4,9 bilhões) e criará 400 novos empregos no Reino Unido, segundo informações do portal O Globo.
Em São Paulo, o Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel submerso do Brasil, já tem data de entrega definida.
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Além disso, foi lançado o site oficial do projeto, que acompanha o progresso da obra desde a adjudicação do contrato, firmado com uma multinacional portuguesa, até a conclusão dos acessos nas duas cidades.
As obras devem começar em 2026, com a realização de ações complementares que visam melhorar a fluidez do trânsito local e preparar as cidades para o novo fluxo de veículos.
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