Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com investimento de R$ 376 milhões e previsão de conclusão até maio de 2027 | Edson Lopes Jr./SECOM
A avenida Cecília Lottenberg, na zona sul da capital paulista, está em obras para a construção de um túnel sob ela desde julho deste ano, quando foram retomadas para melhorar a fluidez do trânsito, do transporte público e a economia da região.
Continua depois da publicidade
As intervenções fazem parte do prolongamento da avenida Doutor Chucri Zaidan, inserida na Operação Urbana Água Espraiada, e representam um marco estratégico para a mobilidade da região.
Com investimento de R$ 376 milhões e previsão de conclusão até maio de 2027, o projeto deve beneficiar mais de 260 mil pessoas.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a obra deve trazer impactos positivos para quem circula pelas avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, das Nações Unidas e João Dias. A nova via funcionará como ligação alternativa e apoio à Marginal Pinheiros, contribuindo para a fluidez do tráfego.
Continua depois da publicidade
Entre os principais benefícios estão:
Além disso, o projeto prevê mais segurança para pedestres e ciclistas e a implantação de um novo corredor de ônibus central sobre o túnel, ampliando a capacidade do transporte público.
Para reduzir transtornos durante a obra, a Prefeitura implantou um Projeto de Desvio de Tráfego (PDDT), com sinalização temporária, semáforos e rotas alternativas.
Continua depois da publicidade
As escavações começaram na própria avenida Cecília Lottenberg, próximo à Praça Cyro de Freitas Valle. A comunidade foi informada previamente por meio de ações de comunicação junto a moradores, comerciantes e empresas da região.
A nova passagem subterrânea será essencial para conectar eixos viários estratégicos e melhorar o acesso às estações Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e linha 17-Ouro do Metrô, reforçando a integração entre diferentes modais de transporte.
O prolongamento da avenida Chucri Zaidan terá cerca de teês quilômetros de extensão, entre a avenida João Doria e a avenida João Dias, passando pelas avenidas Arquiteto Carlos Bratke, Cecília Lottenberg e a própria Chucri Zaidan.
Continua depois da publicidade
O projeto havia sido interrompido em 2018, por questões contratuais e orçamentárias. Em 2024, foi retomado com uma série de ações preparatórias, como negociações com concessionárias de energia, telecomunicações, gás e saneamento, além do início da rampa cicloviária da Ponte Laguna, já em andamento.
O projeto está estruturado em três trechos principais e uma intervenção complementar voltada à mobilidade cicloviária:
Urbanização da avenida Chucri Zaidan, com melhorias viárias e urbanas.
Continua depois da publicidade
Construção do túnel sob a avenida Cecília Lottenberg (entre a Praça Cyro de Freitas Valle e a rua da Paz) e implantação de corredor de ônibus central.
Adequação viária e continuidade do corredor de ônibus.
Ligação entre a Marginal Pinheiros (sentido Centro) e a ciclovia da margem leste do rio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade