A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

OAB divulga manifesto pela democracia

Em manifesto, entidade diz que defende eleições limpas e livres

Bruno Hoffmann

08/08/2022 às 18:24  atualizado em 08/08/2022 às 18:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fachada de prédio da OAB em São Paulo

Fachada de prédio da OAB em São Paulo | Reprodução/Facebook

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou nesta segunda-feira um manifesto à nação em defesa da democracia. A entidade declarou que, após 92 anos de história, seguirá com a missão constitucional de representar a advocacia e ser guardiã do Estado Democrático de Direito.

Continua depois da publicidade

"Continuaremos a defender os direitos e garantias individuais, o modelo federativo, a divisão e a harmonia entre os Poderes da República e o voto secreto, periódico e universal", declarou a ordem. 

A OAB afirmou ainda que defende eleições limpas e livres, com a prevalência da vontade de eleitor. 

"A OAB não é apoiadora ou opositora de governos, partidos e candidatos. Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo e intransigente defesa ao Estado Democrático de Direito", diz a ordem. 

Continua depois da publicidade

Por fim, a entidade declarou que protege a democracia. 

"Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando riscos de rupturas democráticas e com a preservação das instituições e dos Poderes da República", concluiu. 

Bolsonaro

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição em outubro, voltou a criticar nesta segunda-feira a divulgação de cartas para defender a democracia, afirmando que "cartinha" todo mundo faz.

Em discurso durante encontro com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Bolsonaro afirmou que quem deseja democracia precisa senti-la, e não assinar "cartinha".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados