Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Metrô de São Paulo trabalha para iniciar, até 2026, as obras de todas as estações da fase 2 da expansão da Linha 2Verde | Divulgação/Metrô de SP
O Metrô de São Paulo trabalha para iniciar, até 2026, as obras de todas as estações da fase 2 da expansão da Linha 2–Verde, que finalmente levará o ramal até Guarulhos. A fase 1 da extensão até Penha segue em andamento.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à revista O Empreiteiro, o coordenador de obras Danilo Rodrigues afirmou que a companhia está na etapa de obtenção de licenças ambientais para parte das novas estações.
O trajeto até Guarulhos exigirá escavações em trechos com grande presença de rocha e a travessia subterrânea do Rio Tietê.
Para isso, o consórcio responsável está trazendo ao país um novo tatuzão, sendo o maior já fabricado para o Brasil, atualmente em processo de envio a partir de um porto chinês. A máquina deve chegar ao Porto de Santos no início de 2026 e será usada na escavação dos cerca de 7 quilômetros de túneis.
Continua depois da publicidade
A nova fase também contará com a introdução da Frota R, produzida pela CRRC, com passagem livre entre os carros e operação automática. Os sistemas serão fornecidos pela empresa Agis.
A fase 2 inclui as futuras Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, que são as duas últimas no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, além do Pátio Paulo Freire, que será o principal pátio da linha.
Segundo Rodrigues, as escavações da estação Penha de França já começaram e atingem cerca de 13 a 14 metros de profundidade. A previsão é ampliar o avanço ao longo dos próximos meses e iniciar as intervenções de todas as frentes da fase 2 no começo de 2026.
Continua depois da publicidade
Em março, a tuneladora chegou à estação Orfanato do Metrô de São Paulo e concluiu a conexão das quatro estações do primeiro trecho de expansão da Linha 2-Verde.
As obras da seção 1 da fase 1 avançam para a conclusão da estrutura bruta. Os próximos passos incluem pavimentação das vias e início dos acabamentos das estações.
O Metrô trabalha com a previsão de entregar a fase 1, que inclui Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, até o fim de 2027.
Continua depois da publicidade
A fase 2, com Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, tem entrega estimada para o fim de 2028.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade