A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 08 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ocupação em prédio esquecido no ABC Paulista esconde denúncia grave

Ato denuncia déficit habitacional no Brasil e a situação na Palestina

Thacio Mello

08/09/2025 às 12:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ocupação reforça lema do movimento: 'Sem moradia não há independência'

Ocupação reforça lema do movimento: 'Sem moradia não há independência' | Reprodução

Um prédio abandonado há mais de uma década, no centro de Diadema, no ABC Paulista, foi ocupado na madrugada de domingo (7/9) por integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Continua depois da publicidade

A ação denuncia o agravamento do déficit habitacional no Brasil, que atinge milhões de famílias, e chama a atenção para a crise de moradia enfrentada por 96% da população na Palestina, que integra a jornada de mobilizações chamada “Palestina Livre”, promovida pelo próprio movimento.

O imóvel fica na esquina da rua Oriente Monti com a avenida Alda. No edifício, já funcionou um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). A construção está abandonada há 13 anos.

Devido aos impasses entre os proprietários e a prefeitura, o prédio não tem destinação definida e permanece desocupado. Segundo o movimento, as reivindicações têm como base o descumprimento da função social do edifício.

Continua depois da publicidade

O MLB executa a ação com base no lema: “Não há independência nem soberania sem direito à moradia”. O movimento é conhecido pelo histórico de ocupações e reivindicações sociais.

As ocupações do movimento são chamadas de Palestina Livre e têm o objetivo de denunciar o déficit habitacional no Brasil, estimado em cerca de 8 milhões de famílias, e, segundo o próprio MLB, a precariedade habitacional enfrentada por 96% da população palestina.

Mais sobre Diadema

No início de junho, a comunidade do Pombal, em Diadema, passou por um processo de desocupação que causou descontentamento entre os moradores. A ação teve como foco o desmonte da infraestrutura de bares da região que sediam bailes funk.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados