A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cães Sem Dono: ONG vai a estações de Metrô para tentar dar nova vida a cachorros

Instituição de Itapecerica da Serra cuida de 350 cães abandonados e faz feiras de adoção em estações de Metrô; a próxima ocorre nesta sexta (20), na estação Conceição

Maria Eduarda Guimarães

19/05/2022 às 11:00  atualizado em 19/05/2022 às 17:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações no Metrô de SP

Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações no Metrô de SP | Divulgação

A ONG Cão Sem Dono em parceria com o Metrô de São Paulo realiza nesta quinta (19) e sexta-feira (20) mais uma edição da feira de adoção de cães promovida pela entidade. O evento acontece na estação Conceição, da linha 1 - Azul, das 10h às 16h, e se soma a vários outros realizados pela instituição.

Continua depois da publicidade

Funcionários e voluntários da organização estarão disponíveis no local para esclarecer dúvidas e realizar entrevistas com os candidatos à adoção. O projeto já passou pelas estações Jabaquara, Paraíso, Sacomã e Vila Madalena. 

Em entrevista à Gazeta, o presidente da ONG, Rafael Rodrigues Miranda, explicou que a intenção da organização é tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrar os animais "a famílias que lhes deem amor, carinho e uma vida digna".

Ele ressaltou a importância da estratégia de escolher um local de alta movimentação para apresentar os bichinhos a possíveis interessados. "Não adianta fazer num local pequeno. A gente só faz feira com o público acima de 10 mil pessoas que passam diariamente", revelou.

Continua depois da publicidade

Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações do Metrô

 

A sede da ONG, na cidade de Itapecerica da Serra, abriga cerca de 350 cães (leia mais abaixo).

Continua depois da publicidade

Os interessados nos animais devem ter mais de 24 anos, apresentar documentos originais de RG e CPF, comprovante de residência e passar por uma entrevista. Também é necessário assinar um termo de adoção, no qual a pessoa se responsabiliza pelo cachorro até o fim da vida dele. 

Na entrevista, é avaliado a capacidade e condição financeira do candidato para criar o animal. O processo pode ocorrer de forma presencial ou por telefone e envio de dados. 

"Nós avaliamos se a família toda está de acordo, se a família têm condições financeiras e psicológicas de ter esse animal, e o tipo de animal que a pessoa quer. A gente não vai doar um pitbull para um apartamento", afirmou Rafael, sobre os principais critérios de adoção.

Continua depois da publicidade

Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações do Metrô

A ONG não doa cães para servirem de guarda, viverem em empresas e morarem em sítios ou fazendas apenas sob cuidados de caseiros e funcionários.

Pelos próximos 6 meses após a adoção, a entidade realiza o acompanhamento da adaptação do cachorro com os novos donos.  Caso o animal não se adapte, ele deve ser devolvido obrigatoriamente para o Cão Sem Dono em até 2 meses. 

Continua depois da publicidade

Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações do Metrô

O presidente e fundador da ONG também comentou sobre a complexidade do trabalho realizado pela equipe. "A gente acha que trabalhar com a proteção e adoção de animais é uma coisa simples, mas é muito complexa", contou Miranda. 

Todos os cães disponíveis para adoção estão castrados e vacinados. Há 3 anos a organização criou uma clínica veterinária popular para atender tanto os animais resgatados quanto aqueles que precisam de tratamento por um preço acessível. 

Continua depois da publicidade

Sítio 

A sede da ONG está localizada em Itapecerica da Serra, em uma área de 20 mil metros quadrados, que abriga cerca de 350 cães. O local possui canis, espaço para atendimento veterinário emergencial, depósitos, casas de caseiros, área de internação e isolamento. 

Sítio da ONG Cão Sem Dono, em Itapecerica da Serra

Continua depois da publicidade

O sítio - localizado na Estrada do Borba Gato, 56 - fica aberto para visitação de domingo a domingo, das 10h às 17h. É necessário informar a data e horário de preferência para a vista através do e-mail: [email protected]

Sítio da ONG Cão Sem Dono, em Itapecerica da Serra

Sobre a ONG 

Continua depois da publicidade

A Organização Não Governamental Cão Sem Dono, sem fins lucrativos, foi criada informalmente em 2005 na cidade de São Paulo. Porém seu estatuto foi lançado e registrado em 2008.

A Entidade atua em toda a cidade de Itapecerica da Serra, São Paulo (capital) e na região metropolitana. Também tem forte atuação em Pouso Alegre (MG) e cidades da região sul de Minas Gerais.

O projeto nasceu do desejo do atual presidente da ONG, Rafael Rodrigues Miranda, de tirar o maior número possível de animais das ruas, dar tratamento adequado e integrá-los a famílias que lhes deem amor, carinho e uma vida digna

Continua depois da publicidade

Ao todo, ONG conta com 30 funcionários especializados em atuar em tragédias - onde são exigidos resgates de grandes proporções -, com montagem de material de campanha e cercados, captação e transporte de alimentos para animais. Dentre a equipe, há duas veterinárias responsáveis pelos tratamentos e cirurgias. 

Saiba como ajudar

Ao todo, atualmente, a entidade sem fins lucrativos conta com cerca de 700 padrinhos fixos, que doam um valor mensal para contribuir com a compra de alimentos, remédios e insumos para os cachorros. 

Continua depois da publicidade

Feira de adoção da ONG Cão Sem Dono nas estações do Metrô

Para apadrinhar um ou mais cães basta se cadastrar no site da Cão Sem Dono, o valor mínimo sugerido é de R$35,00/mês. 

Também é possível realizar doações informais pelas contas: 
Bradesco: Ag: 1480 C/c: 39641-9
Itaú: Ag: 7847 C/c: 01301-3
CNPJ:10.157.938/0001-73
Pix:10.157.938/0001-73

A ONG Cão Sem Dono também aceita doações de roupas, sapatos, livros, cds, dvds, pequenos móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, brinquedos e artigos de decoração.

Para doar basta ir até o bazar Cão Sem Dono, na Rua Vitor Emanuel, 200, na Vila das Mercês, na região do Sacomã e Jardim Vergueiro - próximo ao escritório e clínica da organização. Outra opção é mandar um email para o [email protected] e informar o endereço, telefone de contato e tipo de doação a ser retirada. A coleta é realizada na capital e região metropolitana de São Paulo. 

*Estagiária sob supervisão

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados