A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 22 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Países ameaçam acordo da UE com o Mercosul

QUEIMADAS. França e Irlanda ameaçam acordo se Brasil não proteger a Amazônia

24/08/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Manifestantes protestaram em frente à embaixada do Brasil em Londres, Inglaterra, na sexta-feira

Manifestantes protestaram em frente à embaixada do Brasil em Londres, Inglaterra, na sexta-feira | /FRANK AUGSTEIN/ASSOCIATED PRESS

O governo francês disse na sexta-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro mentiu ao assumir compromissos em defesa do ambiente na cúpula do G20, em junho, e que isso inviabiliza a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, concluído no mesmo mês.

Continua depois da publicidade

A Irlanda também afirmou que vai bloquear a implantação do pacto caso o governo brasileiro não atue para combater os incêndios em curso na Amazônia.

"Não há nenhuma chance de votarmos a favor se o Brasil não honrar seus compromissos ambientais", escreveu o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, em comunicado divulgado no fim da noite de quinta-feira (22).

A França foi mais incisiva a respeito do presidente brasileiro: "Dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República [Emmanuel Macron] só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele na cúpula [do G20] de Osaka", declarou o palácio do Eliseu.

Continua depois da publicidade

A França disse ainda que Bolsonaro decidiu não respeitar seus compromissos climáticos nem se comprometer com a biodiversidade.

"Nestas circunstâncias, a França se opõe ao acordo do Mercosul", acrescentou a presidência francesa.

Na Finlândia, o ministro da Economia, Mika Lintila, sugeriu que a União Europeia considerasse urgentemente a possibilidade de banir importações de carne bovina do Brasil. O primeiro-ministro do país, Antti Rinne, foi mais evasivo: "Temos de descobrir se os europeus têm algo a oferecer ao Brasil para ajudar a prevenir outros incêndios
assim."

Continua depois da publicidade

O governo do Reino Unido declarou-se na sexta "profundamente preocupado" com o aumento das queimadas e com o "impacto da perda trágica destes habitats preciosos", nas palavras de uma porta-voz. Firmado no fim de junho após 20 anos de negociações, o termo de cooperação comercial entre a União Europeia e o Mercosul prevê eliminar, em um horizonte de 15 anos, mais de 90% das tarifas praticadas hoje nas transações de mercadorias entre os dois blocos.

MANIFESTAÇÕES.

Diversas manifestações pela preservação da Amazônia foram realizados na sexta-feira em embaixadas brasileiras ao redor do mundo. Os manifestantes se reuniram em Londres, Berlim, Mumbai, Paris, Amsterdã, Dublim, Madri e Barcelona, com cartazes contra o desmatamento e as queimadas na floresta e também com fotos do presidente, Jair Bolsonaro. Pelas redes sociais estão sendo organizadas manifestações em várias cidades do Brasil. Os protestos em defesa da Amazônia devem acontecer no sábado (24) e no domingo (25).
(FP e GSP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados