A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 20 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Pesquisa inédita expõe ineficiências que afetam o lucro das agências no Brasil

Pesquisa do Adnews em parceria com Groovia vai mapear as ineficiências que travam o lucro e o uso estratégico da Inteligência Artificial no mercado publicitário

Matheus Herbert

20/10/2025 às 19:32  atualizado em 20/10/2025 às 19:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mercado digital e publicitário segue em ritmo acelerado de transformação e expansão

Mercado digital e publicitário segue em ritmo acelerado de transformação e expansão | Freepik

O mercado digital e publicitário segue em ritmo acelerado de transformação e expansão. No entanto, o avanço vem acompanhado de desafios: o aumento dos custos e a consequente compressão das margens intensificam a pressão dos clientes por mais resultados com menos investimento.

Continua depois da publicidade

Nesse cenário, um paradoxo se evidencia. Apesar das mudanças no setor, muitas agências ainda operam com processos manuais, decisões guiadas por intuição e uma desconexão entre estratégia, execução e o uso eficiente da tecnologia.

Esse descompasso tem nome: “crescimento no escuro”. O termo, usado por especialistas, descreve um ciclo de alto esforço operacional, mas com baixa visibilidade sobre o que realmente gera impacto e rentabilidade. As equipes trabalham intensamente, porém sem previsibilidade de crescimento e sem margem para investir de forma sustentável no próprio futuro.É o retrato do chamado Paradoxo da Produtividade em meio à ascensão da Inteligência Artificial no setor.

Entender o mercado 

Para entender como as agências estão reagindo a essa nova "Era da Eficiência", o Adnews se une à Groovia para lançar uma pesquisa nacional.

Continua depois da publicidade

O objetivo é traçar um raio-X detalhado do mercado e desvendar o que está limitando o avanço de muitas empresas e o que distingue aquelas que conseguem crescer com lucratividade e previsibilidade. O cenário das agências é paradoxal: as equipes estão sobrecarregadas com tarefas de execução, mas sem clareza de prioridades (Rotina Submersa); a Inteligência Artificial é adotada, mas sem estratégia, resultando em automatizações pontuais e baixa eficiência (IA de Baixa Conversão); e a abundância de dados não se transforma em insights para decisões de negócio (Dados Estacionados).

Consequentemente, o negócio migra de alta consultoria para uma mera máquina de execução, diluindo o pensamento estratégico e corroendo a lucratividade.

A pesquisa visa mapear o caminho para um crescimento com eficiência e previsibilidade, integrando de forma prática a estratégia, a operação e as tecnologias de Inteligência Artificial. Os dados coletados serão o alicerce para a criação de um relatório inédito, intitulado “O Crescimento no Escuro das Agências Brasileiras”. 

Continua depois da publicidade

Para participar da pesquisa gratuita e entender mais sobre o assunto é só acessar o site adnews.com.br. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados