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Cotidiano

Pesquisa do Sebrae mostra aumento nas vendas de marmitas em São Paulo

Número de pequenos negócios voltados ao fornecimento desse tipo de produto passou de 13.114 em 2018 para 97.270 em 2023 no Estado

Matheus Herbert

29/11/2024 às 10:00

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Ramo de marmitas está em alta no estado de São Paulo

Ramo de marmitas está em alta no estado de São Paulo | Reprodução/Mundo Boa Forma

O ramo de marmitas está em alta no Estado de São Paulo. Pesquisa do Sebrae-SP mostra que o número de pequenos negócios voltados ao fornecimento desse tipo de produto passou de 13.114 em 2018 para 97.270 em 2023.

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O crescimento representa a criação de 84.156 empreendimentos no período, um aumento médio anual de 49%. Até março deste ano, o Sebrae contabilizava 98.007 empreendimentos deste ramo. 

No ABC Paulista, a evolução de pequenos negócios no setor foi expressiva.  Das sete cidades, as que mostraram maior crescimento foram: São Bernardo do Campo, que tinha 243 empresas em 2018 e pulou para 1.741 em 2024 e Santo André, que avançou de 207 empresas abertas no ramo de marmitas para 1.698, no mesmo período.   

Neste mês, a reportagem da Gazeta divulgou quais são os alimentos ultraprocessados e por que devem ser evitados na alimentação e marmitas

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Preferências do consumidor 

O levantamento verificou também as preferências do consumidor. Nesse sentido, mostrou que as refeições mais procuradas em marmitas são os pratos tradicionais, mencionados por 73% dos entrevistados. 

Os alimentos saudáveis vêm em segundo lugar, com 61% das preferências, e 56% optam por refeições de culinária específica ou internacional.

Como complemento do pedido, 73% dos consumidores disseram pedir bebidas como água, suco, refrigerantes e vitaminas; 18% optam por sobremesas como frutas e doces e 14% incluem saladas e pães. 

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A maioria dos consumidores, isto é, 63%, gasta, em média, entre R$ 20 e R$ 30 por refeição, sendo que 89% dos pagamentos são feitos via PIX, 68% com vale-alimentação e 54% com cartão de crédito.

Movimentação no estado de São Paulo 

“A alimentação fora do lar movimenta R$ 60 bilhões por ano no Estado de São Paulo e envolve 436 mil pequenos negócios, entre eles os que fornecem marmitas. Para quem pretende empreender ou já está no ramo, conhecer as preferências e o comportamento do consumidor é fundamental para ajustar sua atuação e ter um melhor desempenho nesse mercado”, afirma Carolina Fabris, coordenadora de pesquisa da Unidade Gestão Estratégica do Sebrae-SP. 

Cerca de metade dos consumidores (49%) afirmou consumir marmitas de duas a três vezes por semana e a sexta-feira é o dia de maior demanda, com 70% das preferências dos entrevistados. O segundo dia com maior procura por marmita é o sábado (54%), seguido da quinta-feira (51%). 

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O pedido costuma ser feito principalmente por meio de aplicativos de entrega (82%) e restaurantes (79%). Os sites especializados em marmitas recebem 28% das solicitações. 

A motivação para pedir vem em primeiro lugar pela praticidade e economia de tempo, segundo 77% dos entrevistados; 45% afirmaram ter essa opção para evitar desperdício. 

Metodologia 

A pesquisa foi feita com 400 pessoas do Estado de São Paulo, com 18 anos ou mais, por meio de um questionário online e/ou entrevistas.

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A amostra é proporcional à população por localidade, o que inclui o município de São Paulo, as cidades da região metropolitana e do interior do Estado, além de faixa etária e classe econômica, considerando as projeções de população do IBGE para 2020 e a população por classe de consumo, conforme o IPC Maps 2020 (IPC Marketing Editora).

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