Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Equipe tenta identificar quais fontes de biomassa brasileira têm maior potencial para a produção do HVO | Agência São Paulo
O Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, interior de São Paulo, está desenvolvendo um diesel sustentável a partir da biomassa. O projeto tem o investimento de R$ 5 milhões.
Continua depois da publicidade
Intitulado “Materiais aplicados na transformação de biomassa em diesel verde: do laboratório ao piloto”, a iniciativa é liderada pela professora Sandra Helena Pulcinelli e a ideia é produzir o Hydrotreated Vegetable Oil (HVO), um óleo vegetal hidrotratado, nos próximos cinco anos.
O 'diesel verde' já é produzido em outros países, mas o Brasil ainda não explorou tanto essa tecnologia. O HVO é produzido por meio de produtos renováveis, como óleo de cozinha usado, gordura animal e rejeitos da indústria.
Segundo a pesquisadora, o diesel tem menor emissão de poluentes, maior eficiência na queima, estabilidade térmica, resistência à oxidação e versatilidade no uso.
Continua depois da publicidade
O projeto está dividido em quatro etapas interligadas, que vão da escolha das matérias-primas até os testes em motores reais. No momento, a equipe tenta identificar quais fontes de biomassa brasileira têm maior potencial para a produção do HVO.
Em paralelo, ocorre a seleção das biomassas, em que os pesquisadores trabalham no desenvolvimento dos catalisadores. Os componentes são fundamentais para a reação química que transforma os óleos vegetais em diesel verde por meio da hidrogenação.
A última etapa do projeto será realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia, quando o diesel será testado e as emissões de poluentes serão avaliadas.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores também esperam que o preço dos combustível seja mais acessível também ao bolso do consumidor. O preço do diesel aumentou no início desse ano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade