Uma pesquisa publicada na última edição da revista científica Nutrients, em fevereiro, descobriu um benefício para a saúde de quem consome manga diariamente.
O estudo revelou que o consumo constante da fruta, conhecida por ser muito adocicada e calórica, na verdade, pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos com sobrepeso ou obesidade.
Os componentes bioativos encontrados nas diferentes partes da manga também demonstraram atividade anticancerígena em diferentes linhagens de células tumorais.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, e analisou 48 participantes, entre 20 e 60 anos, todos com sobrepeso, que ingeriram duas xícaras da fruta por dia durante quatro semanas.
Ao verificar os resultados dos que ingeriram a manga batida com os que ingeriram um preparado sem valor nutricional, mas com calorias semelhantes, os nutricionistas descobriram que a fruta melhorou a função das células beta, responsáveis pela produção de insulina.
Além disso, os níveis de insulina diminuíram, enquanto o grupo controle não apresentou nenhuma mudança significativa.
Benefícios da manga
A fruta traz inúmeras vantagens de consumo. Confira:
- Ação antioxidante;
- Potencial contra o desenvolvimento de câncer;
- Ajuda no controle da pressão alta;
- Papel anti-inflamatório;
- Favorece o funcionamento do intestino.
