Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Casos de cães que passaram mal depois de terem ingerido o produto estão sendo analisados | Arquivo pessoal
Após alguns cães terem passado mal por supostamente terem consumido alimentos da fabricante Bassar Pet Food, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça notificou a companhia nesta quarta-feira (14) para que realize um recolhimento (recall) compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care.
Continua depois da publicidade
Segundo a decisão, os clientes da Bassar devem entregar os produtos adquiridos no mesmo local onde foram comprados.
Alguns tutores de cães estariam associando a morte de seus pets ao consumo de produtos das marcas, o que levou a entidade a determinar o recolhimento. O Ministério da Agricultura também suspendeu o uso de determinados lotes da substância propilenoglicol, utilizada na fabricação de alimentos para cães e outros animais.
A empresa afirmou ao portal "g1" que faz o recolhimento voluntário dos produtos desde a semana passada e que está ajudando autoridades na investigação do caso.
Continua depois da publicidade
Por que o recall é necessário
Porém, de acordo com a Senacon, o pedido informal de recolhimento – sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes – "pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação."
Além disso, a não formalização do pedido de recall pode gerar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, "fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores."
Continua depois da publicidade
O causa das eventuais contaminações dos lotes de insumos utilizados pela Bassar está sob investigação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade