Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Belga foi preso em Guarulhos ao tentar embarcar com 18 aves silvestres na mala | Divulgação/PF
Um passageiro foi preso no último sábado (18/10) ao tentar embarcar com18 aves silvestres no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Federal, durante a fiscalização de bagagens por raio-X, agentes identificaram várias caixas com material biológico em uma das malas.
Ao revistarem o conteúdo, encontraram 18 pássaros vivos, todos mantidos de forma precária.
O passageiro era de origem belga e tentava embarcar com destino à França.
Continua depois da publicidade
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e confirmou que as aves pertencem a espécies nativas da fauna brasileira.
Entre as aves estavam tangarazinhos, saíras-sete-cores, saíras-douradinhas, saíras-militar e saíras-da-terra. Segundo a PF, os animais estavam debilitados em razão do transporte inadequado e foram encaminhados aos cuidados do Ibama.
O passageiro não apresentou documentação que autorizasse o transporte das aves e foi levado à sede da Polícia Federal.
Continua depois da publicidade
Desde 2023, o homem já havia visitado o Brasil dez vezes, segundo autoridades. Ele será apresentado à Justiça Federal, e poderá responder por crimes contra a fauna, receptação e maus-tratos a animais.
No início do ano, outro caso chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, quando uma bagagem trouxe ratos empalados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e até a cabeça de um cachorro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade