A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 03 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Polícia apreende mais de mil garrafas de bebida falsificada em Diadema

Governo de São Paulo mantém gabinete de crise desde terça-feira (30/9)

Monise Souza

03/10/2025 às 16:00  atualizado em 03/10/2025 às 16:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Foram encontradas 1,2 mil garrafas de cerveja contendo um líquido semelhante a cachaça, com rótulos adulterados

Foram encontradas 1,2 mil garrafas de cerveja contendo um líquido semelhante a cachaça, com rótulos adulterados | Pablo Jacob/Governo de SP

Cerca de 1,2 mil garrafas de bebidas falsificadas foram apreendidas nesta quinta-feira (2/10), em um caminhão, durante fiscalização da Polícia Civil em Diadema, no ABC Paulista.

Continua depois da publicidade

A operação, realizada na Vila Santa Maria, também resultou na apreensão de equipamentos usados para a produção clandestina. Um homem de 50 anos é investigado.

A ação ocorre em meio à investigação de pelo menos seis mortes por intoxicação por metanol no Estado, incluindo um caso recente em São Bernardo do Campo. A força-tarefa do Governo de São Paulo combate intoxicações por metanol. 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, também no ABC Paulista, investiga mais uma morte por suspeita de intoxicação por metanol. No Estado, são pelo menos seis mortes por intoxicação.

Continua depois da publicidade

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) lançou um atalho em seu site para denúncias de bebidas suspeitas de adulteração

Bebidas adulteradas

O flagrante aconteceu enquanto os agentes fiscalizavam um estabelecimento na Vila Santa Maria. Durante a tentativa de descarregar a mercadoria, os policiais desconfiaram de parte da carga.

Segundo o boletim de ocorrência, foram encontradas 50 caixas de bebidas no caminhão, com 1,2 mil garrafas de cerveja contendo líquido semelhante a cachaça, todas com rótulos adulterados.

Continua depois da publicidade

A nota fiscal indicava que a mercadoria teria sido comprada de uma distribuidora em São Bernardo do Campo. Durante diligências no local, os policiais identificaram maquinário, reservatórios, tonéis, botijões de gás, lenha e destiladores, indicando para a produção clandestina das bebidas.

As garrafas e o caminhão usado na entrega foram apreendidos e encaminhados para perícia. O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Diadema como crime contra as relações de consumo.

Fiscalizações em SP

O Governo de São Paulo mantém um gabinete de crise desde terça-feira (30/9) para reforçar as ações preventivas após casos de contaminação por metanol.

Continua depois da publicidade

Somente nesta semana, as operações resultaram na apreensão de milhares de garrafas e lacres falsificados, sendo 1,8 mil lacres na capital, 162 garrafas de uísque em Araraquara, 17,7 mil garrafas em uma fábrica clandestina em Americana e 128 mil garrafas lacradas em Barueri por falta de documentação.

Ainda nesta quinta (2/10), em M’Boi Mirim, foram recolhidas 60 garrafas de vodca do mesmo lote apreendido na distribuidora de Barueri. O local apresentava condições insalubres, com caixas abertas, rotulagem incorreta, presença de roedores, baratas, alimentos vencidos e carne sem controle de temperatura.

O Governo reforçou medidas para enfrentar a intoxicação por metanol, incluindo interdição cautelar de estabelecimentos, canais rápidos de denúncia, estruturação de atendimento em toda a rede de saúde e intensificação das investigações pela Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados