A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 13 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ponte Pênsil gera preocupação entre motoristas da Baixada Santista

Prefeitura afirma que licitação foi aberta para contratar empresa que efetuará reforma mais completa na estrutura da ponte

LG Rodrigues

19/09/2022 às 09:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Falta de um sistema mais moderno acarreta em filas com duração de até 15 minutos em momentos do dia em que só há tráfego intenso em uma das direções do fluxo

Falta de um sistema mais moderno acarreta em filas com duração de até 15 minutos em momentos do dia em que só há tráfego intenso em uma das direções do fluxo | Nair Bueno / Diário do Litoral

A situação da Ponte Pênsil tem preocupado motoristas que utilizam o equipamento para se deslocar entre São Vicente e Praia Grande. Em contato com a Reportagem, alguns leitores destacaram problemas com a infraestrutura e também com o fluxo do trânsito no local.

Continua depois da publicidade

Segundo uma moradora de Praia Grande que trabalha em Santos, os problemas estruturais da ponte vêm se acumulando há meses.

"Não recebe manutenção, tem tábuas soltas e grades quebradas, oferecendo risco a pedestres e condutores de veículos motorizados. Além disso, a ponte não tem um funcionamento de tráfego viável, inteligente, para atender o fluxo de carros de acordo com horários", explica.

Segundo ela, a falta de um sistema mais moderno acarreta em filas com duração de até 15 minutos em momentos do dia em que só há tráfego intenso em uma das direções do fluxo, o que gera espera, de acordo com ela, desnecessária.

Continua depois da publicidade

Em contato efetuado pela Reportagem, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que 'o controle dos semáforos nas cabeceiras da Ponte Pênsil não é automático, mas sim manual, com um agente de trânsito ajustando o tempo de acordo com a demanda de cada lado'.

Já em relação à questão estrutural, a Administração Municipal informa que "a Ponte Pênsil é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado. Desde o ano passado, o prefeito Kayo Amado tem feito constantes vistorias técnicas na estrutura e enviado ofícios ao DER solicitando melhorias na manutenção do equipamento e reparos necessários".

"Após conversa no início do ano com o governador Rodrigo Garcia, o DER realizou uma manutenção emergencial no tabuleiro carroçável da Ponte em 16 de agosto. Além disso, o órgão já abriu licitação para a contratação de empresa que executará os serviços de forma mais completa, como substituição do tabuleiro carroçável e dos gradis metálicos, bem como a manutenção corretiva em elementos metálicos da ponte (estrutura e cabos de sustentação)".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados