Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Bruno Covas durante o Encontro Internacional de Inovação e Governo; doação europeia será recebida ao longo de 4 anos | /BRUNO ESCOLASTICO/PHOTO PRESS/FOLHAPRESS
Ações tecnológicas na cidade de São Paulo, como o Descomplica SP, o Empreenda Fácil e o Tô Legal!, foram reconhecidas na última terça-feira (6) pela União Europeia, que doará 3,5 milhões de euros para que a capital paulista desenvolva o projeto "CityLab - Laboratório de Cidade Inteligente de São Paulo". O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) durante a abertura do Encontro Internacional de Inovação e Governo, realizado de 7 a 9 de agosto, no centro da cidade.
Continua depois da publicidade
O dinheiro, equivalente ao valor de R$ 13 milhões, será recebido ao longo dos próximos quatro anos, a fundo perdido. A iniciativa envolveu as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Relações Internacionais.
"Há algum tempo que se discute essa diferença em que o cidadão é digital, mas o poder público ainda é analógico. Nós ainda não respondemos na velocidade e na qualidade que os munícipes desejam em relação aos serviços públicos. Esse dinheiro nos ajudará a implementar outros programas de inovação aqui na cidade e assim, nos ajudar a melhorar os nossos serviços", disse o prefeito.
Premiada pela convocatória da União Europeia, a administração municipal poderá utilizar os recursos para implementar projetos, laboratórios e fomentar a agenda de inovação, sempre com foco na melhoria dos serviços públicos e na modernização da Capital.
Continua depois da publicidade
A parceria prevê ainda o fortalecimento do diálogo com as universidades, empresas e governos locais, além da capacitação de servidores de órgãos municipais em modalidades de contratação de novas tecnologias e inovação, assim como o intercâmbio de conhecimentos no tema de cidades
inteligentes.
"O resultado da convocatória é de extrema importância pois reforça a atuação global e o papel que São Paulo tem assumido internacionalmente", complementa Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais.
Continua depois da publicidade
OS PROGRAMAS.
Citado como programa tecnológico bem-sucedido no evento, o Descomplica SP propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil e descentralizado. O programa oferece mais de 350 serviços municipais, além de contar com parceiros de outras esferas de governo como o Detran.SP, o Instituto de Identificação (IIRGD), a Sabesp e os
Correios.
Continua depois da publicidade
Já o "Tô Legal", criado no início de julho deste ano, tem a intenção de autorizar de forma temporária o comércio ambulante nas vias públicas da capital paulista.
Trata-se de um sistema informatizado, que, de acordo com a gestão municipal, elimina a burocracia e facilita a vida do trabalhador que deseja vender os seus produtos e atuar dentro da legalidade nas ruas e avenidas de São Paulo.
A expectativa inicial é que cerca de 45 mil vendedores sejam legalizados. No início de agosto, a prefeitura informou que o programa "Tô Legal!" já recebeu 3.292 solicitações.
Continua depois da publicidade
Por sua vez, o Empreenda Fácil permite o licenciamento de empresas de baixo risco em até cinco dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo. O processo anterior levava mais de 100 dias.
Segundo a prefeitura, negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade. Mas o programa também beneficia a abertura de empresas de alto risco, de filiais e a regularização de empreendimentos, que também tiveram seus processos simplificados. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade