Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Penitenciária de Tremembé passará a receber apenas presos em regime semiaberto | Reprodução/ TV Vanguarda
Criminosos presos na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, apelidada de "presídio dos famosos", irão ser transferidos para outra unidade no interior. A Penitenciária 2 de Tremembé sofrerá uma alteração no perfil dos detentos que vão passar a cumprir pena no local.
Continua depois da publicidade
As mudanças foram reveladas com exclusividade pelo g1 nesta quinta-feira (14/8).
A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, ou Tremembé II, fica localizada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. O local também é conhecido como a “prisão das celebridades”, por alojar criminosos midiáticos.
O padrão é adotado há muitos anos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e busca garantir a segurança e a privacidade dos internos.
Continua depois da publicidade
A unidade, no modelo atual, foi criada após desativação do Carandiru, concluída definitivamente em 2002, após o massacre de 10 anos antes, em que 111 detentos morreram.
Entre os famosos, o ex-jogador de futebol Robinho e o motorista do Porsche Fernando Sastre vivem na Penitenciária 2, de Tremembé. Relembre alguns famosos que já passaram por lá.
A diferença é no perfil dos presos nas unidades, a fim de evitar conflitos - este modelo deve ser adotado na P2 em Potim.
Continua depois da publicidade
A cadeia deixará de abrigar criminosos condenados em casos de grande repercussão social e passará a receber apenas presos em regime semiaberto. O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou que foi “cientificado sobre a mudança”.
Segundo o g1, o destino dos presos de Tremembé será a Penitenciária 2 de Potim, a 46 quilômetros de distância e mais longe da capital paulista.
De acordo com dados públicos da Secretaria de Administração Penitenciária, a P2 de Potim tem capacidade para 1.063 detentos, mas, na terça-feira, abrigava 1.439 - situação de superlotação.
Continua depois da publicidade
Não há data definida para que as transferências sejam concluídas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade