Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Réplica foi criada em homenagem ao centenário de nascimento de Santos Dumont | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
Após quase dois anos, a réplica do 14-Bis, o primeiro avião a realizar um voo público e homologado oficialmente no mundo, construído por Santos Dumont, voltou para a Praça Campo de Bagatelle, em Santana, na zona norte de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A estrutura em tamanho real havia sido retirada em dezembro de 2023, depois de sofrer danos provocados por forte chuva. O monumento passou por um processo de restauração, finalizado na última sexta-feira (17/10).
A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), com execução da empresa Julio Moraes Conservação e Restauro, especializada em bens culturais e sediada no bairro Jardim São Paulo, também na zona norte da capital.
A coordenação do trabalho foi feita pelo restaurador Claus Ignacio, referência na área.
Continua depois da publicidade
Instalada no local desde 1974, a réplica foi criada em homenagem ao centenário de nascimento de Santos Dumont, celebrado no ano anterior. A obra mede 10 metros de largura por 12 metros de comprimento e é um dos símbolos mais conhecidos da praça.
O nome do local do voo, realizado em Paris, inspirou a atual denominação da praça paulistana, anteriormente chamada Praça dos Bandeirantes.
O 14-Bis foi construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont e é reconhecido como o primeiro avião a realizar um voo bem-sucedido com propulsão própria, sem o auxílio de catapultas ou trilhos. O feito histórico aconteceu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade