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Cotidiano
Procon Racial quer que a empresa esclareça providências tomadas em episódio de perseguição e constrangimento a uma pessoa negra ocorrido em suas dependências
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Consumidor registrou reclamação nos canais de atendimento do órgão de defesa relatando ter sido seguido e constrangido por seguranças do complexo comercial | Divulgação
O Procon-SP notificou a empresa JK Iguatemi Administração de Shopping Centers Ltda. solicitando explicações sobre episódio ocorrido no dia 27 de março com uma pessoa negra. O consumidor registrou reclamação nos canais de atendimento do órgão de defesa relatando ter sido seguido e constrangido por seguranças do complexo comercial ao circular e tentar efetuar uma compra no local.
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A empresa deverá apresentar as seguintes informações:
- critérios de seleção e contratação de pessoal de segurança (terceirizados ou não); colaboradores; rede de relacionamentos e outros prestadores de serviços alocados na área destinada à circulação dos consumidores no referido shopping (espaços internos e externos);
- apresentar a "Política de Treinamento" aplicada a esses profissionais -- esclarecendo se a participação é obrigatória ou facultativa, com comprovação do "Código de Posturas" exigível na execução das respectivas funções corporativas de atendimento e suporte ao público consumidor;
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- demonstrar por meio de documentos as medidas específicas adotadas no complexo comercial nos últimos 12 meses, abordando a conscientização, prevenção, programas de diversidade, inclusão e combate ao racismo e a discriminação de qualquer gênero, para orientação e treinamento de seus funcionários e colaboradores, bem como informativos/comunicados disponibilizados com a mesma finalidade aos frequentadores e clientes em suas dependências;
- indicação dos mecanismos de segurança e vigilância utilizados no perímetro de acesso ao público (inclusive de verificação de entrada e saída dos estabelecimentos comerciais), comprovando o seu grau de confiabilidade, precisão e eficiência;
- quais as providências tomadas junto aos funcionários e/ou colaboradores que realizaram a abordagem do caso e, também qual o retorno/assistência prestado posteriormente ao cliente.
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A empresa tem até o dia 1º de junho para responder aos questionamentos do Procon-SP. A assessoria do grupo Iguatemi SA foi contatada, mas até a publicação não encaminhou resposta.
Enfrentamento à discriminação nas relações de consumo
O Procon-SP Racial é uma parceria entre a Fundação Procon-SP e a Universidade Zumbi dos Palmares com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e fiscalização de práticas discriminatórias por motivo racial nas relações de consumo.
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As instituições assinaram um termo de compromisso voluntário em dezembro do ano passado que prevê canal específico para denúncias no site do Procon-SP, orientação a consumidores e fornecedores, fiscalizações no mercado de consumo, apoio e incentivo aos Procons Municipais conveniados para as ações de fiscalização locais.
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