Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Iniciativa de avistamento de baleias impulsiona turismo e movimenta R$ 138 milhões por temporada | Rubens Chaves/Folhapress
A 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo premiou o estado de São Paulo, que foi vencedor em seis categorias. Como destaque, São Sebastião recebeu o primeiro lugar em “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”.
Continua depois da publicidade
O prêmio partiu do Programa de Avistamento de Baleias, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, reconhecido pelo pioneirismo. A iniciativa tem ampliado o fluxo turístico associado à vida marinha no litoral norte.
Conforme o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 120 mil pessoas devem viajar motivadas pelo avistamento de baleias, o que significa uma movimentação financeira direta de R$ 138 milhões por temporada.
Além disso, o Estado venceu em seis categorias: quatro em 1º lugar e duas em 3º lugar, fazendo São Paulo viver uma verdadeira noite de premiação.
Continua depois da publicidade
Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, a vencedora foi a Palmitolândia, da cidade de Iporanga, no Vale do Ribeira.
Com autoria de Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, o programa é um projeto pioneiro que integra agricultura, gastronomia, turismo e lazer e que, há 20 anos, mantém uma plantação no coração da Mata Atlântica e reúne mais de mil receitas exclusivas à base de palmito.
O projeto oferece passeio guiado pela plantação e oficinas culinárias que ensinam diversas receitas.
Continua depois da publicidade
Na categoria “Governo, Dirigentes e Parlamentares”, o estado conquistou mais uma premiação em 1º lugar, com o secretário Roberto de Lucena. A premiação é destinada a profissionais de destaque no turismo.
Completando a lista das primeiras posições, Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e fundador da Revista Náutica, foi o vencedor na categoria “Profissionais de Destaque na Iniciativa Privada e Empreendedores de Médio e Grande Porte”.
Completam a lista de premiações o CIET da Secretaria de Turismo (Setur-SP), que ocupa o 3º lugar na categoria “Gestão de Dados e Inteligência em Turismo”.
Continua depois da publicidade
E, finalizando, a Associação Caminho da Fé também foi premiada em 3º lugar na categoria “Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico”.
No extremo sul de Ilhabela, no litoral norte paulista, encontra-se um refúgio que parece ter parado no tempo: a Praia do Bonete.
Isolada do restante da ilha e acessível apenas por trilha ou barco, ela conquistou atenção internacional ao ser mencionada pelo jornal britânico The Guardian como uma das praias mais impressionantes do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade