A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Programa de turismo ferroviário terá estação histórica no interior de São Paulo

Lançado pelo governo paulista, Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo ainda estuda trechos

Hebert Dabanovich

07/11/2024 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto inclui malha ferroviária em Ribeirão Preto, ligando a estação Barracão

Projeto inclui malha ferroviária em Ribeirão Preto, ligando a estação Barracão | Foto: Fernando Picarelli Martins/Flickr

Um novo programa de incentivo ao turismo ferroviário foi lançado pelo Governo de São Paulo, na última quarta-feira (6/11). O programa inclui o projeto de implantação de uma malha ferroviária em Ribeirão Preto, ligando a estação Barracão, no Ipiranga, a estação Mogiana, em Franca.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, a operação turística para o trecho está sendo estudado. Há ainda a possibilidade de inclusão do trem turístico entre Ribeirão Preto e Tambaú, projeto que ainda não está inserido no programa.

O programa terá integração com o programa SP Nos Trilhos, englobando mais de 40 projetos de transportes ferroviários, com investimentos de R$ 194 bilhões, conforme o governo paulista.

Trem Intercidades - TIC

Os projetos de trens turísticos serão incluídos na via-férrea, informou o documento divulgado pelo governo. A secretaria realizará estudos de impacto e de potencialização turística para expansão da infraestrutura ferroviária em um trecho do TIC entre Ribeirão Preto e Franca.

Continua depois da publicidade

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou a falar, no último dia 23 de outubro, sobre a possibilidade de estender o TIC até Ribeirão Preto.

Mas, segundo o governador, a ideia só será estudada após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que teve o projeto de concessão assinado em maio e está orçado em R$ 14,2 bilhões.

O trecho entre a capital e Campinas tem previsão de início das obras em 2026 e deve ser concluído em 2029. Outro projeto de trem que ligará São Paulo ao litoral será concluído também em 2026.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados