Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Queijo gorgonzola só poderá receber este nome se vier da região com mesmo nome, na Itália | Polina Tankilevitch/Pexels
O queijo gorgonzola, um dos mais populares do País, já está em processo de mudança para passar a ser chamado oficialmente de “queijo azul” em todo o País. A mudança ocorre após um acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia no fim do ano passado.
Continua depois da publicidade
Agora, só poderá ser chamado de gorgonzola o queijo produzido na região do norte da Itália de mesmo nome e com o selo específico, chamado de indicação geográfica (IG).
Algo semelhante ocorre com o champanhe, que é chamada de espumante quando não vem da região francesa de Champagne. No Brasil, queijos nacionais, como o canastra, também já receberam o selo que garante a origem e modo de fazer do produto.
Os queijos de outros países só poderão usar o mesmo nome caso comprove que utilizaca a nomeclatura antes de 1996, ano do registro da Denominação de Origem Protegida (DOP).
Continua depois da publicidade
Além do gorgonzola e do champanhe, produtos como o parmesão e o presunto parma também estão na lista de 358 IGs europeias protegidas pelo acordo.
Por outro lado, o Mercosul garantiu a proteção de 222 IGs de produtos sul-americanos.
O acordo foi assinado em dezembro do ano passado, e a implementação dependerá da ratificação pelos parlamentos dos países envolvidos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade