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Cotidiano

Quem trocar ônibus por bicicleta poderá ganhar crédito no Bilhete Único

BikeSP entrou em fase de desenvolvimento após 9 anos de aprovação na Câmara

Bruno Hoffmann

07/05/2025 às 16:00  atualizado em 07/05/2025 às 17:33

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Ideia do projeto de lei é incentivar

Ideia do projeto de lei é incentivar | Rodrigo Pivas/Gazeta de S.Paulo

Depois de nove anos de aprovação na Câmara, o projeto BikeSP entrou em fase de desenvolvimento pela gestão municipal. A intenção é a de incentivar o uso da bicicleta na cidade de São Paulo.

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A ideia do projeto de lei apresentado pelo então vereador Police Neto e aprovado pela Casa em 2016 é a de incentivar com crédito no Bilhete Único quem trocar o transporte motorizado pela bicicleta na ida e volta do trabalho, por exemplo.

Atualmente, testes estão sendo realizados pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) com um público reduzido.

“Somente após a conclusão dessa etapa será possível dar continuidade às tratativas para a implementação do projeto-piloto”, destacou a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra), em nota enviada à Gazeta.

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Vereadora entusiasta

A vereadora Renata Falzoni (PSB) celebrou o andamento da proposta, que pode se tornar realidade ainda neste ano.

“O Programa BikeSP será uma revolução no transporte urbano de São Paulo. É menos trânsito, mais segurança e economia para os cofres públicos. Além de mais gente pedalando”, exaltou elas, pelas redes sociais.

Segundo a vereadora, a prefeitura economiza em caso de um cidadão deixar de usar o transporte público, já que a gestão municipal repassa um subsídio por viagens às empresas do setor.

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“Se você não usa o ônibus, a prefeitura economiza, e parte desse valor vai direto pra você”, contou.

Ela, que tem o uso da bicicleta e a mobilidade urbana como tema central do mandato, disse que está colaborando com a prefeitura e com a USP na implementação do projeto piloto.

Ainda não há previsão da medida se tornar realidade de fato na Capital. “Mas estamos na reta final”, celebrou ela.

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Privatização de ciclovias

A Câmara de São Paulo aprovou definitivamente em dezembro a proposta que prevê a privatização de ciclovias, ciclofaixas e centros esportivos, além de outros equipamentos públicos da cidade.

Segundo a gestão municipal, autora do projeto de lei, o texto “abre espaço para o avanço e expansão da forma de parceria com a iniciativa privada”, com melhorias para a cidade.

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