Represa de Guarapiranga recebe investimentos para ampliação de saneamento

Os trabalhos envolvem a implantação de cerca de 6 mil ligações de esgoto, estações elevatórias, redes e coletores; a previsão de finalização é para 2025

Represa de Guarapiranga

Represa de Guarapiranga | Governo do estado de São Paulo

A represa de Guarapiranga deve receber investimentos de R$ 203 milhões que serão destinados à melhoria do saneamento básico da bacia. A verba foi autorizada nesta quarta-feira (29) pelo governo do Estado. As obras serão feitas em parceria com as prefeituras de Embu Guaçu, Embu das Artes e Itapecerica da Serra e de São Paulo.

Continua após a publicidade

A represa é responsável pelo abastecimento de cerca de 4,8 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo. Além do saneamento direto, as obras devem contribuir também para a preservação do meio ambiente.

Continua após a publicidade

Os trabalhos envolvem a implantação de cerca de 6 mil ligações de esgoto, estações elevatórias, redes e coletores. Os serviços serão entregues em etapas a partir de 2022 até 2025. No total, as obras vão gerar 3 mil empregos diretos e indiretos.

Continua após a publicidade

“Serão investidos R$ 203 milhões, sendo R$ 150 milhões já contratados para iniciarmos agora no começo do ano.”, declarou Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Continua após a publicidade

Em São Paulo serão construídos o coletor-tronco Guavirituba e a linha de recalque Tamanca para encaminhamento dos esgotos da região da margem esquerda do Guarapiranga para uma estação elevatória de esgoto. Além disso, a Sabesp vai implantar outras seis novas estações e revitalizar outra já existente na bacia. Com isso, os bairros Jardim Almeida, São Francisco, Jardim Papai Noel, São Norberto, Jardim Colônia Paulista, Santa Fé, Jardim Santa Terezinha e Jardim Silveira serão diretamente beneficiados.

Continua após a publicidade

Para Embu Guaçu e Itapecerica da Serra, está prevista a implantação de uma estação elevatória e de um coletor-tronco com 1 km de extensão. As obras vão encaminhar o esgoto de diferentes bairros (dentre eles Jardim Jacira, Vale da União, Mombaça e Santa Júlia) para a Estação de Tratamento de Esgoto Barueri.

Continua após a publicidade

Também em Itapecerica da Serra, serão realizadas obras complementares de coleta de esgoto em áreas de proteção ambiental do Parque Horizonte Azul I e II. Outra ação importante no município será a implantação da primeira etapa do sistema que vai beneficiar os bairros Parque Paraíso, Jardim São Pedro, Recreio Primavera e Jardim Itapecerica com 3,5 mil ligações de esgoto e 43,1 km de rede coletora e coletor-tronco. As ações vão gerar ainda mais de mil empregos diretos e indiretos.

Continua após a publicidade

Em Embu das Artes, a implantação de sistema de esgoto vai beneficiar os bairros Isis Cristina, Jardim Magali, Santa Rita e Vista Alegre. O cronograma prevê duas estações elevatórias; 2,4 mil ligações de esgoto; e 14,4 km de redes coletoras e coletores-tronco, com geração de 1,9 mil empregos diretos e indiretos.

Continua após a publicidade

Além dos recursos próprios da Sabesp, a iniciativa vai receber recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).