Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Reservatório Rio Grande opera com 64% da sua capacidade total | Jorge Araújo/Folhapress
O reservatório Rio Grande, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, registrou na última sexta-feira (8/8) seu menor nível de água em 23 anos, o mais baixo desde o início das medições, em 2000.
Continua depois da publicidade
O manancial, que integra o sistema da Represa Billings, é responsável pelo abastecimento de 1,2 milhão de pessoas e opera atualmente com 64% de sua capacidade total.
Embora o número seja preocupante, a situação em outros sistemas da região metropolitana é ainda mais grave: o Sistema Cantareira trabalha com somente 39,5% de sua capacidade, enquanto o Alto Tietê opera com 33,9% e o Rio Claro com 30,2%.
A reportagem questionou a Sabesp sobre possíveis impactos no abastecimento e medidas preventivas adotadas, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O texto contém informações do Diário do Grande ABC.
Continua depois da publicidade
Os moradores de Itapecerica da Serra e parte de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, enfrentam dificuldades no abastecimento de água.
O abastecimento de água foi interrompido por conta de um rompimento em uma tubulação de grande porte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No entanto, previsão é de que a manutenção fosse concluída até o dia 26 de setembro, com o fornecimento de água sendo gradualmente normalizado ao longo do dia 27 de setembro. Enquanto isso, algumas regiões continuam com o abastecimento comprometido.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade