A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 10 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Resgate urgente de tubarão ferido mobiliza especialistas

Espécie conhecida como tubarão-touro foi encontrada no Cais do Porto, em Ubatuba, no litoral de São Paulo

Thacio Mello

10/10/2025 às 11:00  atualizado em 10/10/2025 às 11:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Espécie está na lista de animais marinhos ameaçados de extinção

Espécie está na lista de animais marinhos ameaçados de extinção | Reprodução/Instituto Agronauta

Um tubarão-mangona debilitado foi encontrado no Cais do Porto, em Ubatuba, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (9/10).

Continua depois da publicidade

A equipe do Instituto Argonauta, vinculado ao Aquário de Ubatuba, resgatou o animal vivo, que flutuava enfraquecido e sem conseguir nadar. O tubarão foi levado para reabilitação.

Segundo especialistas da organização, as chances de sobrevivência são reduzidas, possivelmente devido aos ferimentos causados por artefatos de pesca.

Tratava-se de um macho jovem de tubarão-mangona (Carcharias taurus), espécie ameaçada de extinção e também conhecida como tubarão-touro. 

Continua depois da publicidade

Após a avaliação inicial, o animal foi recolhido e transportado para o Aquário de Ubatuba. Na instituição, o tubarão passará por reabilitação e poderá retornar ao mar caso se recupere.

No Aquário, o animal foi encaminhado para o setor de quarentena, onde veterinários e biólogos trabalham em sua recuperação.

Tubarão foi atendido pela equipe do Instituto Agronauta e do Aquáro de UbatubaEscreva a legenda aqui

Recuperação do animal

Especialistas da instituição dizem que as chances de sobrevivência são reduzidas, possivelmente por interação com artefatos de pesca, o que pode ter comprometido a oxigenação do animal.

Continua depois da publicidade

“Estamos fazendo tudo o que é possível para estabilizar o quadro e oferecer as melhores condições de recuperação ao animal”, afirmou Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta.

Outros resgates na cidade

É comum o avistamento de animais silvestres nas praias do litoral paulista. Em agosto, uma serpente de grande porte foi vista em Ubatuba. Moradores a capturaram e a devolveram à mata.

Outro caso foi o resgate de pinguins-de-Magalhães em praias do litoral norte, incluindo Ubatuba. Segundo o Instituto Argonauta, foram encontrados mais de 40 pinguins em diferentes praias da região.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados