A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 06 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Rússia pode encerrar guerra na Ucrânia no dia 9 de maio; entenda

Cidadãos ucranianos estariam presenciando propagandas de vitória russa com confirmação no próximo mês

12/04/2022 às 09:26  atualizado em 12/04/2022 às 09:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Destruição causada pelos ataques russos em Baryshivka, cidade localizada à 70 km ao norte de Kiev, na Ucrânia

Destruição causada pelos ataques russos em Baryshivka, cidade localizada à 70 km ao norte de Kiev, na Ucrânia | André Liohn/Folhapress

Após cidadãos ucranianos tomarem conhecimento de que os soldados russos estariam fazendo propaganda de vitória na guerra, aumentaram os rumores de que o conflito será encerrado no dia 9 de maio. A data é emblemática para Putin, uma vez que neste dia se comemora o "Dia da Vitória Soviética", marcado  pela capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

Outro suposto indício de um possível fim da guerra é a invasão de Mariupol. A Rússia teria fechado o cerco contra os últimos defensores da cidade portuária, que é estratégica na região. A tomada desta cidade é peça crucial para a conquista de um controle terrestre russo em uma faixa que liga o Donbass (o leste russófono) à Crimeia. 

Ainda que a conquista do controle do território ucraniano são seja total, o Kremelin deve considerar o eventual fim da guerra como um sucesso. No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, teme que, até lá, muito sangue ainda seja derramado. Houve relatos não confirmados, nessa segunda-feira (11), sugerindo que armas químicas foram usadas em Mariupol.

"Tratamos isso com a maior seriedade. Gostaria de lembrar aos líderes mundiais que o possível uso de armas químicas pelos militares russos já foi discutido. E já naquela época significava que era necessário reagir à agressão russa de forma muito mais dura e rápida", disse Zelenskiy.

Continua depois da publicidade

Especialistas acreditam que o suposto fim dos ataques russos à Ucrânia não deve acontecer no dia 9 ou mesmo em uma data próxima. O professor de História das Relações Internacionais Andrew Patrick Traumann, disse em entrevista à CNN, que é muito improvável que a invasão chegue ao fim no mês que vem.

“Isso para mim é absolutamente inviável. A gente está vendo uma guerra de narrativas sobre ataques ou não a civis e tudo isso. Eu acho absolutamente inviável que em um mês haja uma vitória definitiva”, disse o professor.

Enquanto isso, a Rússia divulgou nesta segunda-feira ter destruído o regimento de baterias antiaéreas S-300, de longo alcance da Ucrânia. Não há confirmação desta informação, mas tudo indica que Moscou ainda pode surpreender nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados