A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 14 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Santos ganha Rota da Cerveja Artesanal e amplia opções de turismo

Tour é o mais novo roteiro para aproveitar o Centro Histórico, o Mercado Municipal e o Gonzaga, tendo a oportunidade de conhecer e saborear a genuína produção santista da bebida

Pierre Courtadon

24/09/2022 às 12:31  atualizado em 24/09/2022 às 12:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Rota poda ser visitada por grupos com guia ou indivualmente - Foto: Marcelo Martins

Rota poda ser visitada por grupos com guia ou indivualmente - Foto: Marcelo Martins | MARCELO MARTINS/PMS

Santos tem uma Rota da Cerveja Artesanal. O tour é o mais novo roteiro para santistas e turistas aproveitarem o Centro Histórico, o Mercado Municipal e o Gonzaga, tendo a oportunidade de conhecer e saborear a genuína produção santista da bebida.

Continua depois da publicidade

São cinco cervejarias e uma produção que ultrapassa os 70 mil litros/mês. Gostou? Então, separe quatro horas e meia para fazer o tour completo e viajar entre as marcas locais, que conquistaram o coração dos santistas e já estão, inclusive, sendo exportadas para diversos países da Europa e até para a China. 

Serão cerca de 40 minutos em cada cervejaria sob visita guiada. No trajeto, todo o processo de produção é explicado por mestres cervejeiros. Tem mais: no passeio os visitantes apaixonados pela bebida poderão degustar três estilos de cerveja artesanal. 

Nesse caso, o tour é destinado a grupos de pessoas interessadas em desvendar o circuito das cervejarias. Para isso, é preciso acessar o site da Rota da Cerveja (https://www.rotadacervejadesantos.com.br/) e escolher o profissional cadastrado para fazer o roteiro. 

Continua depois da publicidade

Visitas individuais podem ser agendadas diretamente nas cervejarias. Basta selecionar o fabricante e aproveitar o passeio e os sabores. 

O lançamento da rota, promovido pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), em um evento no Centro Histórico, serviu de "aperitivo" para os amantes de uma boa breja, já que deu  a chance para todos conhecerem um pouco mais sobre as cervejarias e experimentem as marcas em um único local, no Centro Histórico.

“É um grande diferencial, porque as pessoas, hoje, querem viver essas experiências. É um tipo de passeio que tem nas principais cidades do mundo. No Brasil, tem em São Paulo, no Rio de Janeiro, e agora tenho o maior orgulho de dizer que posso fazer o tour na minha Cidade e convidar meus amigos”, disse o diretor-presidente da Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista, Eduardo Silveira

Continua depois da publicidade

Para quem está à frente das cervejarias artesanais da Cidade, Estiva, Everbrew, Filomena, Jurássica e Santista, o momento é histórico. 

“Este é um momento muito importante para as cinco fábricas da região, porque estamos formando um coletivo entre os fabricantes e este vai ser um passo importante, pois vai colocar Santos na rota da cerveja do Brasil", destaca o CEO e mestre cervejeiro da Cervejaria Santista, Victor Marsaioli Doneaux.

“A Rota está 100% ativa com a proposta de expandir a cultura cervejeira na Cidade e de trazer as pessoas para conhecer as fábricas, os processos, produtos e as marcas e, cada vez mais, fomentar a economia da nossa região”, acrescenta o sócio da Everbrew, Renê dos Santos.

Continua depois da publicidade

Durante a tarde, antes do lançamento oficial, foi realizado um famtour para apresentar a Rota da Cerveja Artesanal de Santos ao setor de Turismo e imprensa. O objetivo é que o segmento possa trabalhar e oferecer o roteiro para santistas e turistas, explica a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.

“Estamos buscando inovações para a próxima temporada de verão, que promete ser a maior dos últimos dez anos até para os cruzeiros marítimos. Então, a Rota da Cerveja Artesanal é mais uma oportunidade para impulsionar a economia criativa. Estamos utilizando o segmento da gastronomia para promover o turismo e ajudando os empreendedores locais e o desenvolvimento da Cidade”, finaliza a secretária.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados