Os últimos dias de janeiro prometem ser instáveis em todo o Estado de São Paulo.
Segundo o Climatempo, a partir desta quinta-feira (30/1) um alerta para o risco de episódios de chuva forte e volumosa, com potencial para causar novos transtornos na cidade de São Paulo esta semana.
A expectativa é de que várias áreas da região Sudeste do Brasil recebam de 100 a 250 milímetros até domingo (2/2).
Na última semana, a região norte da capital paulista sofre com enchentes que atingiram a zona na última sexta-feira (24/1). Na ocasião, uma estação da linha 1-Azul foi interditada devido a um alagamento.
Alerta para temporais
Na terça (28/1), o órgão já tinha emitido um alerta de temporais de intensidade moderada a alta para todo o território paulista até domingo (2/2), com possibilidade de raios, vento e granizo.
Previsão de acumulados
Ainda conforme o CGE, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias.
As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.
Há risco de chuva forte na Grande São Paulo em todos os dias da semana, no período do da tarde e da noite. A previsão é de vários eventos de chuva forte, especialmente na quinta, na sexta e no sábado (1/2), com potencial para alagamentos e outros transtornos que a Grande São Paulo tem sofrido nos últimos dias.
Veja a previsão do volume de chuvas para as regiões:
- 210 milímetros no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira;
- 200 milímetros nas regiões de Campinas e Sorocaba;
- 150 milímetros na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Franca;
- 100 milímetros nas regiões de Araraquara e Bauru;
- 75 milímetros no Vale do Ribeira e na região de Itapeva;
- 70 milímetros nas regiões de Presidente Prudente e Marília.
Temperaturas da semana
Confira a mínima e a máxima previstas para a capital paulista:
Quinta-feira
Mínima: 20°C
Máxima: 27°C
Sexta-feira
Mínima: 20°C
Máxima: 26°C
A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Entre as principais orientações estão:
- Evitar transitar por locais alagados;
- Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
- Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
- Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
